Feira dos Campeões 2022 reúne o melhor da gastronomia de São Paulo no Conjunto Nacional
Festival leva 23 ganhadores e finalistas do COMER & BEBER para o mesmo espaço em dois fins de semana
As páginas do guia gastronômico anual de VEJA SÃO PAULO, lançado no último dia 3, estão prestes a ganhar vida em um mesmo espaço. Mais precisamente, o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Sim, a Feira dos Campeões Comer & Beber, que não acontecia desde 2019, está de volta em novo cenário.
Será aberta ao público nesta sexta (18) e segue no sábado (19) e no domingo (20) e também na semana seguinte, entre a quinta (24) e o domingo (27). Os ingressos para o festival da boa mesa custam 60 reais e podem ser adquiridos pelo site Eventim. O edifício icônico projetado nos anos 50 pelo arquiteto David Libeskind reserva quase metade de seu primeiro andar de mais de 10 000 metros quadrados para receber, a cada semana, vinte restaurantes, bares e endereços de comidinhas estrelados pelos críticos de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER.
Adquira aqui o ingresso para a Feira dos Campeões Comer & Beber
Os estabelecimentos convidados são muito especiais: foram premiados ou finalistas no guia anual. Em estandes, servirão comes e bebes com preços que variam de 11 a 45 reais nesta que é a quarta edição do festival, que soma perto de 40 000 visitantes em suas três edições anteriores, no Jockey Club e no espaço Arca. Apresentado por Santander, o evento tem patrocínio de Stella Artois e apoio de 3Corações, Premier Pet, Thermomix e VetOnline 24h, e parceiros Comgás, LG, Claro e Startarte.
+ Comer & Beber 2022: o melhor da gastronomia de São Paulo
Dois restaurantes que mantêm as cinco-estrelas máximas concedidas pela edição de gastronomia marcam presença: o Maní, vencedor na categoria cozinha de autor neste ano, que vende os deliciosos biscoitos de polvilho da chef Helena Rizzo (11 reais o saco com quatro), e o D.O.M., do chef Alex Atala, que volta a servir um dos campeões de pedidos de feiras passadas, o ótimo filé com aligot (45 reais). “Uma oportunidade como essa é a melhor maneira de levar a alta cozinha e o prestígio que a gente tem para o maior público possível por um preço palatável”, acredita Atala.
Mais um estabelecimento premiado a turbinar o elenco estrelado no Conjunto Nacional é A Casa do Porco. Dono do título inédito de restaurante do ano, o lugar representado pelos chefs Janaína Torres Rueda e Jefferson Rueda serve saborosos hot-dogs feitos com salsicha de produção própria (35 reais) e outras delícias como a porcopoca (20 reais). Pela primeira vez com o Président, o melhor restaurante francês, o jurado do MasterChef Erick Jacquin oferece pedidas como o salmão defumado com blini e chantili de curry (45 reais). “É muito bom demonstrar, junto com os outros participantes, que a gastronomia do Brasil teve uma evolução muito grande. E só a Vejinha sabe fazer isso”, afirma Jacquin.
As novidades para os frequentadores experimentarem não param por aí A visita à feira é uma boa chance de o público conhecer, antes mesmo de ir aos restaurantes, as cozinhas do Cór, vencedor na categoria carne, da Foglia Forneria Artigianale, a pizzaria número 1 da cidade, e o autoral Animus, da chef revelação Giovanna Grossi. “Estar no evento tão significativo da gastronomia paulista é uma realização enorme para mim”, exclama ela, que vai servir arroz de galinha-d’angola (45 reais).
Finalista pelo mesmo troféu que reconhece talentos estreantes, Rodrigo Freire serve as gostosuras com toque baiano do Preto, caso do pastel de arraia (27 reais). Consagrados pelo voto do público têm presença garantida na lista. O visitante encontrará as receitas do japonês Aizomê, tocado por Telma Shiraishi — que levou o prêmio de chef do ano e também de melhor japonês pela eleição popular —, e as opções italianas da Moma — Modern Mamma Osteria, a trattoria favorita dos leitores.
O Vila Anália, reconhecido como a estreia do ano pela crítica especializada, ocupa dois estandes vizinhos. Um deles representa os restaurantes do grandioso complexo da Zona Leste, orquestrado pelo restaurateur do ano Guilherme Temperani. O outro serve de mostruário para os ótimos doces do finalista a confeiteiro do ano Pedro Frade. Quer mais um pouco de glicose? Você pode recorrer à sorveteria escolhida pelos especialistas, a Albero dei Gelati.
Ainda da seção de comidinhas, a multipremiada Z Deli Sandwiches representa as hamburguerias. “Todos os anos é o mesmo frio na barriga, incerteza, autocobrança: ‘Será que fizemos um trabalho bom o suficiente?’”, confessa o chef Julio Raw, da Z Deli, que levou o troféu pela sexta vez. Alguns endereços vão se revezar no espaço. Finalista de melhor padaria, a Forno Fecchio vende suas pedidas até o domingo (20) e dá lugar, na semana que vem, à casa mais votada pelo público, a Iza Padaria Artesanal. São duas oportunidades de provar — e levar para casa — delícias de dois lugares quatro-estrelas.
Restaurante árabe número 1 da capital paulista, o Chef Benon serve charutinhos (35 reais a porção) e que tais só na primeira semana também. Entre os dias 24 e 27, quem toma conta do estande é o Shuk Falafel & Kebabs, ganhador da nova categoria Oriente Médio.
Os já citados Preto e Animus também se alternam no festival na primeira e na segunda semanas. Quem quiser beliscar terá à disposição o clássico bolinho de carne (15 reais o grande) do Bar do Luiz Fernandes, campeão em boteco pelo voto do leitor, e a bolinha de queijo com compota de tomate picante (15 reais o trio) do MeGusta, bar da chef Renata Vanzetto, o melhor petisco do ano pela edição especial. “A feira é uma grande sacada, ela reúne em um lugar os campeões da edição dando a oportunidade para o público provar tudo de melhor da cidade. Uma honra poder participar com o MeGusta”, enfatiza a cozinheira e empresária.
Acompanham bem essa petiscagem vinhos em taça, selecionados pelo Bardega, o wine bar número 1 pela escolha do público, e coquetéis do Bar dos Arcos, premiado pelos especialistas. A bartender do ano, Chula, também vai preparar drinques pelo bar revelação Cineclube Cortina, que ainda servirá bons petiscos.
Em vez de um estande, o endereço duplamente laureado ocupa o bar projetado pelo arquiteto Pedro Luiz de Marqui para CASACOR com móveis Full House, que rolou ali entre julho e setembro. Mais dois espaços da mostra de design e arquitetura, aliás, retornam durante o evento culinário: a Nova Galeria Modernista, nome dado ao espaço da bilheteria bolado por Clay Rodrigues, e o banheiro Baluwé Exu O’Nan ou Casa de Banho de Exu, de Guto Andrade, que homenageia as religiões de matrizes africanas.
Além das atrações gastronômicas, os visitantes contam com apresentações musicais, entre elas a de Leo Maia, no sábado (26). E, sem esquecer que é tempo de Copa, haverá transmissão da abertura do Mundial, neste domingo (20), e também do primeiro jogo do Brasil, no dia 24, às 16h.
Para as crianças, fica à disposição o espaço kids tocado pela Startarte, que vai desenvolver atividades gastronômicas, sem esquecer a temática natalina. E, agora pet friendly, a feira terá uma área com bebedouro e “banheiro” para seu bichinho, conduzido pela Premier Pet. Não perca essa. A Feira dos Campeões volta com força total.
Publicado em VEJA São Paulo de 23 de novembro de 2022, edição nº 2816
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br