Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Série de jantares reúne chefs renomados e convidados internacionais

Alex Atala, do Dalva e Dito, e William Ribeiro, do Seen, estão entre os participantes da 16ª edição da Mesa SP

Por Arnaldo Lorençato - Atualizado em 22 Oct 2019, 19h58 - Publicado em 22 Oct 2019, 19h56

Neste ano, o evento gastronômico Mesa SP chega à 16ª edição e inclui em sua programação encontros de cozinheiros brasileiros e internacionais que preparam menus especiais em restaurantes da cidade. Ao todo, estão previstos cinco jantares magnos que acontecem no decorrer da semana no Neto, Seen, Brique, Aizomê e Dalva e Dito.

A maratona gastronômica se inicia nesta terça (22), às 19h30, quando o chef Paolo Lavezzini, recebe no Neto o italiano Roberto Serra (Su Carduleu, em Abbasanta), Rafael Silva (Piselli) e Lucas Corazza (do programa Que Seja Doce!, do canal pago GNT). Preparado por Lavezzini, o leitão braseado com couve-manteiga, banana no vinagre balsâmico e torresmo figura um dos pratos principais. O jantar harmonizado em seis etapas custa 320 reais.

Leitão braseado com couve-manteiga: servido por Paolo Lavezzini Rj. Castilho/Divulgação

O cenário da quarta (23) é o Seen, na cobertura Hotel Tivoli Moffarej, onde o titular William Ribeiro cozinha com americano Matthew Kenney (PlantMade), Cesar Costa (Corrutela), Tati Lund  (.Org Bistro, Rio de Janeiro) e Arnor Porto (Cantaloup e Loup). É um um menu inteiramente vegano que, com harmonização de vinhos, custa 320 reais. O convidado internacional apresenta sua versão do cacio e pepe (macarrão com queijo e pimenta) com harusame de feijão-verde, molho de castanha-de-caju, pimenta-do-reino, purê de azeitonas verdes, folhas picantes e crocante de azeitona preta.

Na quinta (24), Marco Livi  abre a cozinha do Brique para o italiano Dario Cecchini (Antica Macelleria Cecchini, em Greve in Chianti), Sergio Roncaratti (Il Vescovino, em Greve in Chianti), Caco Marinho (DOQ American BBQ, em Salvador), Mara Alcamim (Universal Diner, em Brasília), Renê Seifert Junior (do canal Pão da Casa) e Gilson Belusso (NB Steak). A partir das 20h, serão servidas oito etapas acompanhadas de vinho por 320 reais. Dentre os pratos, está a carne de fumeiro.

Continua após a publicidade
Cacio e pepe vegano: preparo do americano Matthew Kenney Divulgação/Divulgação

Na sexta (26), Telma Shiraishi recebe, na unidade do Aizomê que fica na Japan House, André Saburó (Quina do Futuro, em Recife), Thiago Bañares (Tan Tan Noodle Bar), Edson Yamashita (Ryo) e Saiko Izawa (do Le Cordon Bleu). Com sete etapas, o jantar oriental será harmonizado por saquês, custa 320 reais e tem início às 19h30. Entre as entradas figura o atum grelhado com gerlim, acompanhado de molho de missô, rapadura e castanha de caju.  

Para encerrar a série, Alex Atala, ao lado da confeiteira Barbara Andrade, abre o Dalva e Dito para Jaime Rodriguez (Celele by Proyecto Caribe, em Cartagena), Álvaro Clavijo (El Chato, em Bogotá), Dagoberto Torres (Barú Marisquería) e Charles Michel (participante do reality show The Final Table da Netflix). Por 485 reais, o cardápio é composto de seis etapas. Entre os pratos principais, está a barriga de atum na brasa com molho de tomate verde preparada por Torres.

Além dos jantares, o Mesa SP tem um extenso cronograma de atividades dentre palestras, aulas práticas e uma feira de produtos, que acontecem de quinta (24) a domingo (27) no Memorial da América Latina. Para mais informações acesse:  mesasp.com.br.

Brique
Rua Fonseca Brasil, 107, Panamby, tel. 2308-4881.

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.brCaderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil

E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha

Publicidade