Saiba quem são os chefs que estarão na Feira dos Campeões
Segunda edição do evento, que será realizada entre os dias 23 e 26, vai reunir estrelas da gastronomia paulistana no Jockey Club
Capacidade para catorze mil pessoas, 9 000 metros quadrados, trinta estandes, onze shows, oito aulas, quatro jantares exclusivos. Os números da Feira dos Campeões Comer & Beber impressionam, assim como a constelação de forno, fogão e coqueteleiras que estará presente no Jockey Club de São Paulo entre quinta (23) e domingo (26). São chefs, restaurateurs e bartenders que vão oferecer comidas e bebidas por até 35 reais.
Uma das presenças mais aguardadas é a do chef Alex Atala, que vai montar pela primeira vez um estande de seu restaurante estrelado, o D.O.M., para servir pratos como filé-mignon com aligot por 35 reais — verdadeiras pechinchas para um local que cobra a partir de 375 reais por um menu degustação.
Titular do Esquina Mocotó, eleito o melhor brasileiro, Rodrigo Oliveira é outro cozinheiro esperado. Ele faz em seu estande os afamados dadinhos de tapioca (25 reais a porção). Sua cozinha também estará representada em um jantar fechado, com um menu de sete etapas junto de seu xará, o chef revelação Rodrigo Aguiar (Rios), na sexta (24).
Paola Carosella, hoje conhecida nacionalmente como jurada do MasterChef Brasil, levará à Feira seu ajo blanco com uva por 20 reais, disponível no box do Arturito. De quebra, vai autografar na quinta (23), entre 14 horas e 15h30, o livro Todas as Sextas (Melhoramentos; 352 páginas; 139 reais), contemplado com o segundo lugar na categoria gastronomia do Prêmio Jabuti deste ano.
Um trio de restaurateurs de peso também estará presente. Rogério Fasano, que na edição passada colocou seu principal endereço, o refinado Fasano, na posição de recordista de vendas, leva também outra de suas grifes no evento, o francês Bistrot Parigi. Se no primeiro quem estará por trás das receitas é o chef Luca Gozzani, no segundo o responsável é Luiz Emanuel Cerqueira de Lima – eles vão cozinhar juntos no jantar exclusivo promovido na noite de quinta (23), com ingressos esgotados. Belarmino Iglesias Filho, dono do Rubaiyat, espera vender 1,5 tonelada de carne. E Arri Coser, da churrascaria NB Steak, aposta no steak nb (30 reais), corte macio extraído da paleta bovina.
Salvatore Loi (ex-Fasano e ex-Salvatore Loi) vai trabalhar a quatro mãos, junto do sócio e também chef Paulo Barros, para servir receitas do Moma – Modern Mamma Osteria. Entre elas, fettuccine de espinafre ao molho amatriciana e creme de grana padano (30 reais). Já o catalão Oscar Bosch, do Tanit, o chef do ano, levará com sugestão principal um fideuá de camarão com aïoli (35 reais).
Na ala das comidinhas, tem Julio Raw com seu Z Deli Sandwich Shop e um hambúrguer por 20 reais. Mil-folhas, éclair e cheesecake serão algumas das atrações da Confeitaria Dama, das cunhadas Daniela e Mariana Gorski. Na banca do Lá da Venda, comandado por Heloisa Bacellar, a quituteira do ano, poderão ser encontrados pães de queijo (12 reais a porção com cinco unidades em tamanho míni).
Os segredos dos chefs serão revelados em oito workshops numa sala equipada para cozinhar de verdade. Cada aula, à venda em foodpass.com.br/vejasp, custa 210 reais e dá direito ao ingresso na feira no mesmo dia.
O time traz nomes como Erick Jacquin, jurado do MasterChef Brasil, e Helena Rizzo, do cinco-estrelas Maní e jurada do The Taste Brasil, do canal pago GNT. Na programação também está Carlos Bertolazzi, que, além de sócio do Zena Caffè, se popularizou como apresentador do programa Fábrica de Casamentos, do SBT. Completam a escalação André Mifano, sócio do ótimo Lilu, e Mariana Fonseca, do Kouzina/Myk, no Jardim Paulista, que vai ensinar um cardápio grego.
Nem só de restaurantes e comidinhas é feita a Feira dos Campeões. Jean Ponce, titular das coqueteleiras do Guarita e dono da melhor caipirinha da cidade, vai oferecer sua mistura de limões e cachaça por 20 reais. Do Guilhotina, Márcio Silva, o bartender do ano, levará drinques como o ginger tonic (25 reais). Tem ainda Renata Vanzetto (MeGusta), que aceitou o desafio de vender o delicioso bun bah (15 reais). Premiado como o melhor sanduba de bar na última edição Comer & Beber, ele combina sobrecoxa de frango empanada, abacate, tomate, picles de cebola-roxa e maionese picante no brioche.
Se na edição passada Rodolfo De Santis armou o estande de seu Nino Cucina, desta vez o chef estará presente com seu bar, o Peppino, para entregar pedidas como o parmigiana burger (12 reais) e uma versão de negroni que pode levar chá-verde ou café (24 reais).