Feira dos Campeões 2023 reúne finalistas e vencedores do COMER & BEBER; garanta seu ingresso
Com pedidas de 7 a 45 reais e um restaurante exclusivo, evento com os melhores da gastronomia acontece de 19 a 22 de outubro na ARCA, na Vila Leopoldina
Virou tradição. Após o lançamento do guia anual de gastronomia de VEJA SÃO PAULO (neste ano, em 28 de setembro), o público já se prepara para visitar a Feira dos Campeões Comer & Beber. A quinta edição do evento, que reúne em um só lugar os estabelecimentos premiados pela publicação, retorna ao espaço ARCA, na Vila Leopoldina, e ocorre entre a quinta (19) e o domingo (22). Os ingressos já estão à venda pela plataforma Ticket360, e os preços começam em 25 reais, com a possibilidade de pacotes promocionais.
Dos estabelecimentos indicados ao prêmio COMER & BEBER, selecionados pela equipe de gastronomia da revista, dezenove vão poder ser degustados ao vivo pelo público — vão ocupar estandes e servir pratos e bebidas que custam entre 7 e 45 reais. Completa o time um ponto da convidada Codemge (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais).
Número 1 de vendas no evento passado, que rolou no fim de 2022, o D.O.M. está de volta. Mas não sem novidade: o restaurante de cozinha autoral de Alex Atala chega junto de outra marca do chef, o Dalva e Dito, de culinária brasileira mais tradicional — as duas casas foram finalistas da premiação neste ano em suas categorias.
“Estar presente no COMER & BEBER é sempre uma honra, e quando o guia vira um evento físico é o lugar para a diversão, a comida, a cultura, o conhecimento, as pessoas… É o maior ponto de ebulição da gastronomia paulistana”, diz Atala. “Saber que a gente está no evento, levar o nosso filé com aligot, bater recordes de venda — até mesmo os nossos — a cada ano é uma alegria. Neste ano, levaremos as iscas de pirarucu com chips de banana-da-terra do Dalva e Dito, que sob o comando do (chef José) Guerra está num momento incrível”.
Outro sucesso da mais recente edição do festival gastronômico, o chef Erick Jacquin retorna com seu Président, novamente premiado pelo guia. “Ser o melhor (restaurante) francês da cidade é ser reconhecido no Brasil inteiro. É muito importante para mim, para minha equipe”, diz Jacquin. “A feira é uma oportunidade muito boa para democratizar a cozinha de restaurantes que normalmente são caros. E todos estão reunidos em um só lugar. É a grande festa da gastronomia paulistana.”
O restaurante Chef Benon, na Vila Sônia, mais uma vez destacado como o melhor árabe da cidade pela publicação, também retorna, e com novidades no menu. Dono da melhor cozinha autoral, o Evvai, do chef Luiz Filipe Souza, que estreou na feira em 2019, aparece com um spoiler: uma massa do Trattorita, casa italiana do cozinheiro que deve ser aberta em novembro no Jardim Paulistano.
Trattoria finalista, o Zena Cucina servirá as receitas do chef Carlos Bertolazzi. Todos os outros endereços da seção de restaurantes, com a curadoria do editor-sênior Arnaldo Lorençato, são estreantes. É hora de conhecer o variado Cora, de Pablo Inca, e o asiático Kazuo, do chef do ano, Kazuo Harada.
Fãs de carne também serão contemplados com a presença da churrascaria Osso, com carnes selecionadas pelo peruano Renzo Garibaldi. E os de pizza não ficarão sem seu disco no La Crosta Forneria, de Diego Sacilotto.
A chef Mariana Pelozio surge no evento com o bom e barato Duas Terezas, e Camila Borba, do Carrito Organic, restaurante que teve seu início em eventos, retorna às origens com os pratos que o levaram a vencer como melhor vegetariano/vegano da cidade.
Antes — ou no lugar — dos pratos principais, vale abrir o apetite com alguns aperitivos de bar, área que teve a curadoria do repórter Saulo Yassuda. O boteco campeão De*Primeira, dos restaurateurs do ano Júlia Tricate e Gabriel Coelho, terá um espaço para ele, assim como o Tantin, do chef Marco Aurélio Sena, que vai levar o petisco do ano, a coxinha de frango caipira.
O Astor, o melhor bar-restaurante pelo voto do público, terá bolinho de arroz e outros acepipes. Para abocanhar um sanduba, o Z Deli Sandwiches, dono do melhor hambúrguer, promete fazer um lançamento no festival.
A comilança poderá ser harmonizada com taças selecionadas pelo Bardega, o bar de vinhos número 1 da cidade, que participou da edição passada e foi um sucesso. “Estar na Feira dos Campeões é a oportunidade de mostrar nosso trabalho para muita gente em um curto espaço de tempo”, acredita o sócio Rafael Ilan, que selecionou oito rótulos: dois brancos, um rosado, quatro tintos e um de sobremesa.
Os fãs de coquetéis terão a companhia das misturas boladas pelo bartender do ano, Lula Mascella, e equipe, no estande do Picco, o melhor bar de drinques de 2023. Na seara líquida, o público ainda encontrará águas Prata, refrigerantes e cervejas da Baden Baden.
Para a hora da sobremesa, duas novidades da seção de comidinhas: doces da confeitaria premiada Amay Patisserie, que vai vender opções de influência japonesa, e os sorvetes da Pine Co., também contemplada pelo guia.
Tudo isso poderá ser harmonizado com uma baita programação musical. Na sexta (20), o projeto Filhos da Música, com Simoninha, Leo Maia e Luiza Possi, sobe ao palco. O domingo (22) tem já confirmada a presença do grupo paulista Sambô.
Além da festança de sabores em vinte estandes, haverá um restaurante reservado onde vão rolar refeições para até quarenta convivas a 390 reais por pessoa (não esqueça de reservar seu ingresso antecipadamente pela plataforma Ticket360, antes que esgote).
+ Leia aqui sobre o restaurante exclusivo que vai funcionar dentro da Feira dos Campeões
Na quinta (19), abre a programação desse espaço uma refeição só para convidados com um trio muito especial de cozinheiros: Tatiana Szeles (Marcha e Sai), Mario Panezo (Feriae) e Kazuo Harada (Kazuo). Eles venceram, respectivamente, os prêmios de chef expresso, chef revelação e chef do ano.
O jantar de sexta (20) será capitaneado por Onildo Rocha, do Notiê — Priceless, o melhor de culinária brasileira, e o de sábado (21), por Luiz Filipe Souza, do igualmente premiado Evvai. O único almoço ali será oferecido no domingo (22) pelo chef Erick Jacquin (leia mais informações aqui). Quatro dias será pouco para tanto sabor.
FEIRA DOS CAMPEÕES
Avenida Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina.
Quinta (19), 16h/22h; sexta (20) a domingo (21), 12h/22h.
Adquira seu ingresso clicando aqui.
A Feira dos Campeões Comer&Beber tem patrocínio de JBS, BRB/Visa, Rappi, Baden Baden (a cerveja oficial do evento) e Codemge. Apoio da Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo, Nespresso, Le Creuset e Hellmanm´s. Parceria com a rede hospitalar Sancta Maggiore, do grupo Prevent Senior, Águas da Prata, Anhembi Morumbi, Thermomix, Camicado, Rei da Cutelaria e ARCA. Bilheteria oficial ticket360.com.br.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android