Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Comer & Beber 2023: Kazuo Harada é o chef do ano

O cozinheiro paulistano premiado pelo guia apresenta a Ásia com uma pitada de ineditismo no restaurante Kazuo

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 out 2023, 19h58 - Publicado em 28 set 2023, 23h26

O universo culinário se abriu para o paulistano Kazuo Harada, 40, quando ele foi para Dubai, em 2014, trabalhar em hotéis da rede americana Hyatt. Foi lá que o cozinheiro descobriu uma pluralidade dos sabores orientais até então desconhecidos. Encantou-se por ervas, condimentos e outros ingredientes do Sudeste Asiático e do Extremo Oriente.

+ Comer & Beber 2023 | Os melhores restaurantes do ano

No retorno ao Brasil, no ano seguinte, passou a elaborar pratos com elas no carioca Mee e depois, em Curitiba, onde comandou o Hai Yo e agora está à frente do Emy by Kazuo. O chef do ano por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2023/2024 elabora algumas receitas raras, despudoradamente picantes e uma brutalidade de bem-feitas no Kazuo, premiado como estreia do ano em 2021 também pelo guia.

+ Conheça todos os estabelecimentos premiados pelo guia

+ Descubra os endereços favoritos do público

Continua após a publicidade

Onde mais encontrar sugestões como o cherne enroladinho e adornado por ovas de mujol, coentro e fios de pimenta por cima sobre creme ácido de limão-taiti e yuzu, pimenta e coentro com um pouco mais do peixe batido salpicado de crocante de amendoim, típico das Filipinas?

Ou o lagostim ao vapor, inspirado em uma receita de camarão azul, com um toque de alho, alho-poró crocante e azeite de gengibre, originário da Malásia? Sim, ele também tem alguns sushis, na versão à la carte, de salmão e até trufados, mas seguramente é possível evitá-los.

Sua trajetória profissional começou bem antes. De ascendência japonesa, teve a oportunidade de conhecer a culinária do país de seus ancestrais ainda na infância. O avô, Mitiko Harada, foi dono do restaurante Fukushi, na Liberdade. “Tive grande influência dele”, diz. Os primeiros passos para se profissionalizar foram dados aos 16 anos, quando passou a integrar a equipe do extinto Day, casa do grupo Nagayama que foi um tremendo sucesso no Shopping Iguatemi.

Só então chegou ao Kinu, do Grand Hyatt São Paulo, onde teve a chance de trabalhar ao lado do japonês Yasuo Asai, seu primeiro grande mestre e dono de um dos mais renomados restaurantes japoneses da Cidade do México. Felizmente, Kazuo Harada vai bem além das fronteiras culinárias do Japão, sua formação original, e propõe um banquete único.

Continua após a publicidade

Leia a resenha sobre o Kazuo.

Publicado em VEJA São Paulo de 29 de setembro de 2023, edição nº 2861.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.