Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Feira dos Campeões Comer & Beber 2023 reuniu o melhor da gastronomia

Evento aconteceu no último fim de semana, entre os dias 19 a 22, com campeões e finalistas do guia gastronômico

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Gabriela Del'Moro
Atualizado em 13 nov 2023, 23h59 - Publicado em 27 out 2023, 06h00

No último fim de semana, entre 19 e 22 de outubro, a Feira dos Campeões Comer & Beber 2023 levou 5 000 visitantes ao Espaço ARCA, na Vila Leopoldina. Era uma galera com muita disposição e apetite para provar receitas de dezenove premiados e finalistas de restaurantes, bares e comidinhas do guia gastronômico anual da Vejinha. A lista se completou com um visitante especial de Belo Horizonte, o vigésimo participante.

Estande do restaurante Osso, todo preto com uma coifa prateada. Várias pessoas na frente em pé e sentadas.
Grelha do Osso: espaço dos mais concorridos (Ricardo Dangelo/Veja SP)

Na quinta-feira (19), as portas foram abertas às 16h, com happy hour movimentando o boteco número 1, De*Primeira, onde se saboreavam ótimos petiscos e batidas. No jantar, foi inaugurado — só para convidados — o restaurante VEJA SÃO PAULO, montado com exclusividade para a feira.

A imagem mostra uma sala fechada vista por fora com paredes de vidro. Do lado de dentro é possível ver mesas e cadeiras e pessoas sentadas.
Restaurante VEJA SÃO PAULO: quatro menus exclusivos (Wanezza_Soares/Veja SP)

Nessa primeira noite, foi servido menu degustação preparado pelos premiados Mario Panezo (chef revelação), do Feriae, Tatiana Szeles (chef expresso), do Marcha e Sai, e Kazuo Harada (chef do ano), do Kazuo. Apreciaram as receitas especiais personalidades como o hairstylist Marco Antonio de Biaggi e a apresentadora Maria Cândida.

Três chefs lado a lado sorriem para a foto. O da esquerda é Kazuo Harada, que tem cabelos escuros e usa avental preto. No meio está Tatiana Szeles, que usa uma faixa colorida no cabelo e avental azul. À esquerda está Mario Panezo de cabelos escuros e avental preto.
Kazuo Harada, Tatiana Szeles e Mario Panezo: cardápio a seis mãos (Joel Silva/Veja SP)

O movimentado almoço de sexta ficou marcado pelas diversas mesas cobertas por embalagens vermelhas de metal no salão — a lata redonda com tampa funciona como tigela para o talharim ao queijo do reino com filé ao molho ou cogumelos da chef Mariana Pelozio, do Duas Terezas, o melhor restaurante bom e barato.

Homem branco com barba e cabelos grisalhos enrola o aligot com duas colheres.
Alex Atala: palhinha de como enrolar o aligot (Ricardo Dangelo/Veja SP)

Embora essa receita tenha sido um sucesso, mais uma vez, o prato mais vendido do evento foi o filé com aligot, criação de Alex Atala para o D.O.M., que mantinha um estande junto ao Dalva e Dito, restaurante de comida brasileira comandado pelo manauara José Guerra Netto.

Três imagens diferentes separadas por um traços brancos. A da esquerda mostra uma mão segurando uma taça enquanto vinho tinto cai dentro dela. A do meio mostra um pote branco com aligot e filé mignon. A da direita mostra uma mão segurando uma casquinha de sorvete com duas bolas, uma verde e uma rosa.
Os favoritos do público: vinho, filé com aligot e sorvetes (Ricardo Dangelo/Veja SP)

Mas neste ano, em número de itens, o restaurante ficou pouco atrás do Bardega, grande campeão de vendas com uma seleção de vinhos entre tintos, brancos e rosés, incluindo um espumante e um vinho fortificado alemão. O público formava filas para acompanhar a máquina italiana Enomatic — que guarda as garrafas mantendo temperatura e características da bebida intactas — antes de sair com a sua taça preenchida.

Continua após a publicidade
Em cima de um palco, Simoninha de óculos e blazer preto segura o microfone e sorri para o lado. No meio, Luiza Possi, de cabelos loiros e roupa preteada olha para a frente. Ao seu lado, Leo Maia vestido inteiro de branco usa óculos escuros. Ao fundo tem luzes e uma bateria montada.
Simoninha, Leo Maia e Luiza Possi: show na noite de sexta (Wanezza_Soares/Veja SP)

Para embalar a noite, subiram ao palco Simoninha, Leo Maia e Luiza Possi. O trio, com o nome de Os Filhos da Música, entoou hits da MPB, fazendo a plateia dançar com Do Leme ao Pontal e Olhos Coloridos e se refrescar com drinques do Picco, o melhor bar de drinques da cidade, comandado pelo bartender campeão Lula Mascella.

O jantar especial ficou a cargo de Onildo Rocha, chef do brasileiro bicampeão Notiê — Priceless, e teve como convidados o cozinheiro e influenciador Mohamad Hindi e a diretora da Atout France na América do Sul, Caroline Putnoki.

Homem com boné e avental de cor bege fala e gesticula.
Onildo Rocha: cardápio dedicado à Mata Atlântica (Ricardo Dangelo/Veja SP)

O fresquíssimo tartare de atum com pimenta gochujang, arroz, ovas e alga do asiático Kazuo foi ideal para dar início ao sabadão. O estande do chef do ano, Kazuo Harada, atraía a curiosidade dos passantes por receitas pouco comuns em terras paulistanas vindas do Sudeste Asiático e Extremo Oriente.

Cinco pessoas seguram taças de champanhe na mão enquanto posam para a foto e sorriem. Três estão sentadas na frente de uma mesa e duas estão de pé na parte de trás.
Arnaldo Lorençato recebe: Marcelo Motta, Mohamad Hindi e o casal Jean-Philippe Pérol e Caroline Putnoki para o menu de Onildo Rocha (Wanezza Soares/Veja SP)

Não raro, via-se Diego Sacilotto, da La Crosta Forneria, distribuindo pizzas individuais de massa elástica pelo espaço. Luiz Filipe Souza, do premiado Evvai, que neste ano ficou com o título de melhor cozinha de autor e levou as cinco-estrelas máximas do guia anual COMER & BEBER, foi o responsável pelo menu em quatro etapas do restaurante exclusivo, que teve harmonização de vinhos feita pelo Bardega, como aconteceu em todas as refeições servidas.

Homem branco sorri para a foto com as mãos na cintura. Ele usa uma camisa branca e um avental preto.
Luiz Filipe Souza: menu autoral (Joel Silva/Veja SP)

Deram pinta na ARCA os ex-masterchefs Stephanie Etzel, Wilton Duarte e Clarisse Duarte, que não são parentes apesar de terem o mesmo sobrenome, na companhia do chef Toshi Akuta, do Otoshi Izakaya. Quem também visitou foi o tiktoker Bernardo Soares, conhecido pelo perfil Reviews do Mustache. Estava na companhia da namorada, a psicóloga Céres Albé, a Cessinha.

Continua após a publicidade

O céu azul e o sol brilharam no domingo agitando o espaço. A premiada sorveteria Pine Co. passou o dia com filas de pessoas atrás dos ótimos gelados. “Tivemos que buscar mais produto na loja”, revelaram os irmãos Lee, à frente do negócio. O croissant coberto por sorvete do próprio folheado do Evvai chamou a atenção do público e virou hit. E o pappardelle nido com cogumelo trifolati, que fará parte do menu do Trattorita, nova casa do mesmo grupo a ser inaugurada na primeira quinzena de novembro, acabou rapidinho.

Movimentou multidões a chegada do masterchef Erick Jacquin, que distribuiu macarons em frente ao estande do restaurante Président, antes de assumir os fogões do almoço exclusivo que contou com convidados como a cantora Mônica Salmaso, acompanhada do marido, o flautista Teco Cardoso, e o filho Théo, mais o ator Juan Alba.

Foto tirada de longe mostra quatro pessoas sentadas em uma mesa enquanto conversam.
Teco Cardoso, Théo e Mônica Salmaso: família musical (Ricardo Dangelo/Veja SP)

O espaço semiaberto, onde ficavam a La Crosta Forneria, a Z Deli Sandwiches, o Tantin e a grelha do Osso, bombou com crianças brincando e pais saboreando bife de chorizo com farofa, um dos destaques do restaurante de carne número 1 da cidade.

Área externa com várias mesas e cadeiras de madeira, pessoas estão sentadas conversando. Ao fundo é possível ver um estande preto.
Área externa coberta: disputa por amigos e família com crianças (Joel Silva/Veja SP)

O dia chegou ao fim com um animado show do grupo Sambô, que levou todos à pista com versões em samba e pagode de clássicos como Xote da Alegria. Domingo também foi dia de receber os confeiteiros Lucas Corazza e Paulo Machado, a especialista em chá Carla Saueressig e Vó Tutu, que recebeu o título causa social do COMER & BEBER pelo trabalho que desenvolve na Vila Brasilândia, distribuindo de segunda a sexta 2 000 pães para pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar.

Continua após a publicidade
De frente, o palco com os músicos em cima. O do meio toca bateria, os dois à direita tocam guitarra e pandeiro. Os três a esquerda tocam banjo, tambor e cavaquinho.
Remelexo do Sambô: noite de encerramento (Ricardo Dangelo/Veja SP)

Mas não pense que a festa da gastronomia paulistana acaba aí. A partir de 14 de novembro tem início o Circuito Comer & Beber, que reunirá trinta estabelecimentos entre restaurantes, bares e endereços de comidinhas na capital com menu e combos imperdíveis.

A Feira dos Campeões Comer&Beber tem patrocínio de JBS, BRB/Visa, Rappi, Baden Baden (a cerveja oficial do evento) e Codemge. Apoio da Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo, Nespresso, Le Creuset e Hellmanm´s.  Parceria com a rede hospitalar Sancta Maggiore, do grupo Prevent Senior, Águas da Prata, Anhembi Morumbi, Thermomix, Camicado, Rei da Cutelaria e ARCA. Bilheteria oficial ticket360.com.br.

Publicado em VEJA São Paulo de 27 de outubro de 2023, edição nº 2865.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

Continua após a publicidade

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.