Colombiano e formado no Peru, Mario Panezo é o chef revelação de 2023
Titular do novo Feriae, o profissional premiado pelo Comer & Beber apresenta um menu em que vegetais orgânicos e de pequenos produtores brilham
Se Mario Panezo, titular do Feriae, é um profissional atento com cada ingrediente que coloca na panela, essa preocupação não é por acaso. Antes de enveredar pela culinária, o jovem de 31 anos chegou a estudar ciências políticas, incentivado pelos pais, em Ibagué, uma das cidades mais populosas de sua Colômbia natal.
+ Comer & Beber 2023 | Os melhores restaurantes do ano
Também nesse período, teve certeza de que sua carreira seria à frente de um fogão, desejo antigo e que se tornou mais forte depois de uma conversa com um chef de cozinha. Uma guinada e tanto, que incluiu inclusive a primeira mudança de país.
“As faculdades de gastronomia da Colômbia eram caras e ruins. O melhor para mim naquele momento era estudar em Lima”, lembra Mario, que se transferiu para a efervescente capital peruana em 2015, quando rolava uma revolução culinária com a ascensão do ceviche.
+ Conheça todos os estabelecimentos premiados pelo guia
+ Descubra os endereços favoritos do público
Por lá, integrou equipes de restaurantes como Astrid y Gastón, de Gastón Acurio, e Mayta, de Jaime Pesaque. Em setembro de 2019, veio parar em Alphaville a convite de um amigo para participar da inauguração de um restaurante, infelizmente retardada pela pandemia.
Em seguida, deu expediente na Enoteca Saint VinSaint, entre novembro de 2020 e março de 2022, período em que teve a oportunidade de se aproximar da agricultura familiar.
Foi lá também que surgiu a oportunidade de conhecer o empresário Pedro Bresser, cliente assíduo do restaurante que fez o convite para o chef participar da montagem de uma startup para a venda de orgânicos ao consumidor final.
Dessa ideia inicial nasceu o Feriae, cujas obras começaram em março de 2022 e só foram concluídas em julho passado, quando houve a abertura.
O que atraiu o cozinheiro foi a total liberdade para criar o menu, com pratos como a pescada-cambucu na brasa com batatadoce laranja, gremolata de alcaparras e azedinha (R$ 94,00).
“Nosso foco é o pequeno produtor”, explica o chef revelação de 2023 e comandante do restaurante indicado ao novo prêmio sustentabilidade. Nunca cozinha e política andaram tão juntas.
Leia a resenha sobre o Feriae.
Publicado em VEJA São Paulo de 29 de setembro de 2023, edição nº 2861.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
Mãe da atriz Mel Maia de ‘Donos do Jogo’ morre aos 53 anos no Rio
Casarão na Avenida Paulista vira Casa do Natal do Boticário
‘O Filho de Mil Homens’ transborda poesia com Rodrigo Santoro em destaque





