D.O.M. é eleito o segundo melhor restaurante da América Latina
Casa de Alex Atala foi consagrada a número 1 do país pela revista <em>Restaurant</em>. Outras oito brasileiras integram o ranking
O restaurante contemporâneo D.O.M. foi eleito o segundo melhor da América Latina pelo júri da revista britânica Restaurant. Considerada a sexta do mundo pela mesma publicação, a casa de Alex Atala ficou atrás apenas do peruano Astrid y Gastón que, curiosamente, ocupa a 14ª posição no ranking mundial. Os vencedores foram anunciados na noite desta quarta (4), em cerimônia realizada em Lima, no Peru.
+ Saiba quais são os melhores restaurantes do mundo
Outros cinco restaurantes paulistanos figuram entre os 50 melhores. O Maní, considerado o número 46 do mundo, foi contemplado com a quinta colocação, seguido do Mocotó (16º), do Fasano (23º), do Attimo (32º) e do Epice (41º).
Integram a lista mais três casas brasileiras. São elas Roberta Sudbrack (10º) e Olympe (35º), no Rio de Janeiro, e Remanso do Bosque (38º), em Belém, que também levou o prêmio especial de restaurante com mais potencial (uma espécie de revelação).
A gaúcha Helena Rizzo, do Maní, levou ainda o título de melhor chef mulher e o peruano Gastón Acurio, sócio do premiado Astrid y Gastón, bem como da rede La Mar, com filial em São Paulo, foi destacado novamente pelo “conjunto de sua obra”.
+ Comer nos melhores restaurantes do Brasil custa até R$ 495,00
O PRÊMIO
Essa foi a primeira vez que a Restaurant elegeu os restaurantes latino-americanos mais prestigiados. Para chegar ao resultado, foram criadas três comissões regionais, divididas entre México e América Central, incluindo o Caribe, a América do Sul e o Brasil.
Cada uma delas contou com a participação de 63 integrantes, entre jornalistas, críticos, restaurateurs e especialistas em geral. Os 252 membros tiveram direito a sete votos, sendo que pelo menos três deles deveriam contemplar restaurantes de nacionalidades diferentes das suas. Compuseram a lista de participantes Argentina, Bolívia, Chile, Cuba, Jamaica, Uruguai, Venezuela e de mais 22 países.
+ No Blog do Lorençato: conheça o novo livro de Alex Atala