Feira dos Campeões reúne os vencedores de VEJA COMER & BEBER
Entre os dias 23 e 26, a segunda edição do evento apresenta receitas por no máximo 35 reais de 30 restaurantes, bares e endereços de comidinhas estrelados
Em dezoito anos de existência, o D.O.M. virou um dos restaurantes mais premiados aqui e no exterior. Na edição especial COMER & BEBER de VEJA SÃO PAULO, o maior atestado de qualidade nessa área no país, acumula doze troféus, inclusive o da categoria cozinha de autor na mais recente eleição, realizada em setembro. Aparece também nos rankings de melhores endereços culinários do planeta em publicações de prestígio como a lista 50 Best da revista inglesa Restaurant, indicado por jurados do mundo todo desde 2006.
Devido a esse sucesso, o chef responsável pela casa, Alex Atala, tem recebido insistentes pedidos nos últimos tempos para participação do D.O.M. em festivais gastronômicos. Sempre os recusou, mas resolveu abrir agora uma exceção. Ele figura entre as principais novidades da segunda edição da Feira dos Campeões, que será realizada entre os dias 23 e 26 no Jockey Club.
“Trata-se de uma chance de atingirmos um público maior para mostrar que o D.O.M. faz parte da cozinha brasileira, e é uma iniciativa organizada por VEJA SÃO PAULO, o que tem um grande peso”, diz.
O profissional vai oferecer versões de receitas de seu cardápio por 30 e 35 reais, verdadeiras pechinchas para um local que cobra a partir de 375 reais por um menu degustação. “Acho também importante apresentar o trabalho do chef Geovane Carneiro, que está há vinte anos comigo”, completa Atala.
O D.O.M. faz parte da lista de trinta endereços estrelados pela edição COMER & BEBER que estarão presentes no Jockey, mesmo local onde ocorreu a primeira edição, em março, que recebeu 12 000 pessoas em quatro dias. Na segunda edição da feira de VEJA SÃO PAULO, os participantes vão vender receitas premiadas por preços entre 1,50 real e 35 reais. Mais de 80% dessas casas estrearão no evento.
A seleção de “novatos” inclui o melhor variado da cidade, o Arturito, de Paola Carosella, hoje conhecida nacionalmente como jurada do MasterChef Brasil. Ela não se limitará a cozinhar ajo blanco com uva por 20 reais no estande. Autografará na quinta 23, entre 14 horas e 15h30, o livro Todas as Sextas (Melhoramentos; 352 páginas; 139 reais), contemplado com o segundo lugar na categoria gastronomia do Prêmio Jabuti deste ano. Ao todo, 150 exemplares estarão à venda na banca Abril.
Haverá também jantares com menus exclusivos, aulas comandadas por grandes nomes da culinária e onze shows musicais ao vivo.
Para desfrutar essas delícias e atividades, é preciso garantir um dos disputados ingressos em foodpass.com.br/vejasp. Eles custam 20 reais (meia-entrada) ou 40 reais. Como vantagem extra, o valor da entrada pode ser revertido em revistas publicadas pela Editora Abril, expostas na banquinha montada por lá.
O espaço da feira foi ampliado em 50%. Com isso, passou de 6 000 para 9 000 metros quadrados arborizados no setor mais agradável do Jockey, com mesas ao ar livre protegidas por guarda-sóis e um gramado para estender uma toalha de piquenique com os amigos e a família.
Ao caminhar pelos estandes, o visitante encontrará campeões como a pizzaria Carlos, que faz três coberturas: margherita, peperoni e toscana, por 25 reais. “Usaremos um forno italiano da marca Izzo que pesa 540 quilos”, conta o chef e sócio Luciano Nardelli.
Para servir cortes como o bife ancho, por 30 reais, o gaúcho Arri Coser, dono do melhor rodízio da capital, o NB Steak, usa um equipamento especial de 800 quilos. “É uma churrasqueira fabricada com ferro e material refratário na Serra Gaúcha”, explica.
A lista de bares será reforçada por lugares como o Guilhotina, do bartender do ano, Márcio Silva. O craque fará drinques autorais e gins-tônicas a 25 reais. “Vamos instalar uma máquina de gelo no estande para agilizar o trabalho”, diz Silva.
Os segredos dos chefs serão revelados em oito workshops numa sala equipada com bancada, fogões e utensílios para cozinhar de verdade. Cada aula, à venda em foodpass.com.br/vejasp, custa 210 reais e dá direito ao ingresso na feira no mesmo dia.
O time traz nomes como Erick Jacquin, jurado do MasterChef Brasil. A abertura será com Helena Rizzo, do cinco-estrelas Maní. André Mifano, sócio do Lilu, propõe uma culinária mais lúdica com seu frango e “uéifel” (ave sobre waffle). A chef convidada Mariana Fonseca, do Kouzina/Myk, no Jardim Paulista, faz um cardápio grego.
Com visual assinado pelo designer Gustavo Jansen, um charmoso salão envidraçado abrigará o restaurante para jantares exclusivos. Os menus harmonizados com vinhos saem a 400 reais por cabeça. A primeira noite, com Luca Gozzani (Fasano) e Luiz Emanuel Cerqueira de Lima (Bistrot Parigi), está esgotada. Até a semana passada, porém, ainda era possível encontrar alguns lugares para os menus de Rodrigo Oliveira (Esquina Mocotó) mais o chef revelação Rodrigo Aguiar (Rios), na sexta, 24, do chef do ano Oscar Bosch (Tanit), no sábado, 25, e de Paola Carosella (Arturito), que faz receitas ovolactovegetarianas, no domingo, 26.
Para garantir uma trilha sonora à altura, o Palco Bourbon, montado no gramado principal, terá curadoria da casa de shows Bourbon Street. “A programação tem uma pegada jazzística, composta só de bandas que se apresentam na nossa casa em Moema com sucesso”, adianta o dono Edgard Radesca. “Em um dos momentos, a banda Big Time Orchestra desce do palco para tocar junto do público.”
Para acompanhar a curtição, os visitantes terão dois bares de chopes da Bamberg, uma das melhores cervejarias especiais do país. “Dezesseis torneiras servirão quatro variedades, desde o pilsen até o original Sepultura Ale”, diz Fernando Barrionuevo, responsável pela operação.
Entre os patrocinadores, a Cacau Show oferecerá sorvetes, waffles e petits gâteaux, além de chocolates e panetones. No Espaço Kids Smiles, com 90 metros quadrados, monitores vão entreter crianças de 3 a 7 anos com animadas brincadeiras. A Seara Gourmet apresentará produtos em tuk-tuks espalhados pela feira. Quem quiser preparar um grelhado poderá comprar para levar para casa os itens congelados da linha Swift.
Fãs de azeite poderão degustar e adquirir alguns dos tipos produzidos pela portuguesa Andorinha. A mineira 3 Corações garante expresso de cortesia para quem visita a Feira dos Campeões e a Thermomix, marca do robô-processador de cozinha que substitui até o fogão, terá aulas com chefs convidados em sua loja.
A Evino oferecerá taças de quatro tipos de vinho a 15 reais, com refil a 12 reais, e a Wewi Refrigerante Orgânico lançará uma água tônica rosée, colorida por açaí. A rede Outback, conhecida pela cebola gigante, estaciona um food truck com essa e outras pedidas. Dona da maior linha de destilados premium do mundo, a Diageo terá dois carrinhos, um dedicado apenas ao uísque Johnnie Walker e o outro com drinques de vodca, bourbon e gim.
Belarmino Iglesias Filho, dono do Rubaiyat, não esconde o entusiasmo com a nova participação na feira. “Em março, levamos 1,2 tonelada de carne”, conta. “Desta vez, estamos nos preparando para um movimento ainda maior: esperamos atender 500 clientes por dia e chegar a 1,5 tonelada.”
O refinado Fasano, do empresário Rogério Fasano, foi o recordista de vendas na primeira edição. “Em meio a tantos ótimos endereços, ficamos muito orgulhosos com esse resultado”, diz. Agora, participa com duas grifes: o italiano Fasano e o francês Bistrot Parigi. O tortelli de vitelo ao creme de parmesão, que custa 125 reais no restaurante cinco-estrelas, sairá por 30 reais na Feira dos Campeões.
PARTICIPANTES
Restaurantes
Arimbá
Arturito
Carlos
D.O.M.
Esquina Mocotó
Fasano/Bistrot Parigi
Le Jazz Brasserie
Loup
Moma
Myk–Kouzina
NB Steak
Niaya/Aya Japanese
Piccolo
Rancho Português
Rubaiyat
Tanit
Bares
Bar do Giba
Boteco Paramount
Frangó
Guarita
Guilhotina
MeGusta
Peppino Bar
Tatu Bola
Comidinhas
Confeitaria Dama
Frida & Mina
Lá da Venda
Padaria da Esquina
Taquería La Sabrosa
Z Deli Sandwich Shop
JANTARES EXCLUSIVOS
Detalhes de dois dos quatro menus harmonizados
A quatro mãos: titular do Esquina Mocotó, na Vila Medeiros, o melhor brasileiro, Rodrigo Oliveira faz menu em sete etapas na sexta (24) junto de seu convidado especial, o chef revelação Rodrigo Aguiar, do Rios, no Tatuapé.
Reino vegetal: criadora do Arturito, em Pinheiros, a chef Paola Carosella faz só pratos ovolactovegetarianos no domingo 26. Na abertura da Feira dos Campeões, na quinta 23, às 14 horas, ela autografa 150 exemplares do livro Todas as Sextas, à venda na banca do evento.
O MENU MUSICAL NO PALCO
Veja quem vai embalar os quatro dias de feira. A curadoria é da respeitada casa de shows Bourbon Street. Entre uma apresentação e outra, o DJ Crizz comanda os pickups
Quinta, 23
David Kerr & Canastra Trio. A banda exibe standards de Sinatra, Chet Baker e Nat King Cole. 15h30.
Leo Mancini. O guitarrista passeia por releituras de rock dos anos 80 e 90 no formato acústico. 18h30.
Folk It All. O grupo desfila no palco suas versões de Queen, Cat Stevens e John Mayer. 21h30.
Sexta, 24
Jazz Band Ball. A big band põe todo mundo para dançar no suingue do jazz dos anos 10 e 20. 15h30.
Hammond Grooves. O trio aposta em jazz e blues feitos com órgão, guitarra e bateria. 18h30.
BlackAlbino. Com funk e soul, a banda se inspira nos músicos Screamin’ Jay Hawkins e Otis Redding. 21h30.
Sábado, 25
Big Time Orchestra. A big band toca releituras de músicas do pop e do rock com veia jazzística. 15h30.
Heloá Holanda. A ex-X Factor canta hits do pop com influências como samba, funk e música erudita. 18h30.
Blues Beatles. A banda transforma as faixas conhecidas dos Beatles em blues cheio de suingue. 21h30.
Domigo, 26
Orleans Street Jazz Band. O grupo apresenta hits de Jorge Ben Jor e Tim Maia com improviso e animação. 14h30.
Ana Cañas e Adriano Grineberg. A cantora se apresenta ao lado do cantor e pianista de blues. 17h30.
AULAS DE CHEFS
Quinta (23)
14h – Helena Rizzo (Maní)
17h – Oscar Bosch (Tanit)
Sexta (24)
14h – André Mifano (Lilu)
17h – Rodolfo De Santis (Nino Cucina/ Peppino Bar)
Sábado (25)
14h – Mariana Fonseca (Myk/Kouzina)
17h – Erick Jacquin
Domingo (26)
13h – Carlos Bertolazzi (Zena Caffè)
16h – Erick Jacquin
Feira dos Campeões COMER & BEBER
Onde: Jockey Club. Avenida Lineu de Paula Machado, 1071, Cidade Jardim
Quando: 23 a 26 de novembro
Horário: quinta a sábado, 12h30 às 22h; domingo, 12h30 às 20h. Clientes Smiles podem entrar a partir das 12h
Entrada: R$ 20,00 (meia) e R$ 40,00. Grátis para crianças de até 12 anos. O valor pode ser revertido em revistas expostas na banca Abril
Aulas: R$ 210,00, com direito a entrada grátis
Compras: foodpass.com.br/vejasp