Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Celebração da gula: como foi a Feira dos Campeões Comer & Beber 2022

Durante sete dias, mais de 7 000 visitantes passaram pela quarta edição do evento, realizada no Conjunto Nacional

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
2 dez 2022, 06h00

Chegou ao fim no último domingo (27) a Feira dos Campeões Comer & Beber 2022, que reuniu 23 dos melhores estabelecimentos gastronômicos da cidade no 1º andar do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Em sete dias de evento, mais de 7 000 visitantes passearam pelo espaço para provar as delícias servidas por restaurantes, bares e endereços de comidinhas, finalistas e premiados pelo guia anual de gastronomia da Vejinha.

O início da segunda semana se deu junto à estreia vitoriosa do Brasil na Copa do Mundo, na quinta-feira (24), com transmissão ao vivo nos telões do evento. A bola na rede foi comemorada com o petisco do ano, bolinhas de queijo cremosas do MeGusta Bar, drinques dos também premiados Bar dos Arcos e Cineclube Cortina e muita cerveja gelada.

O maestro Roberto Minczuk com a esposa e chef, Valeria
O maestro Roberto Minczuk com a esposa e chef, Valeria (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

No pós-jogo, quem marcou presença na quarta edição do festival gastronômico foi o chef do variado Skye, Emmanuel Bassoleil. “Provei o hambúrguer do Z Deli Sandwiches e o faláfel do Shuk Falafel & Kebabs. Aqui você pode experimentar uma comida bem-feita, fantástica e com um preço muito justo.” No mesmo dia, estiveram no evento o cônsul da Itália Domenico Fornara, a vice-cônsul Livia Satullo e o adido cultural Andrea Tadiello, que elegeram como queridinho o entremet de tiramisu da Pâtisserie Vila Anália.

Os diplomatas italianos Andrea Tadiello, Domenico Fornara e Livia Satullo
Os diplomatas italianos Andrea Tadiello, Domenico Fornara e Livia Satullo (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

“Provei um vinho da Turquia, eu nunca pensei que fosse provar um tinto tão bom turco”, afirmou o maestro Roberto Minczuk, regente da Orquestra Sinfônica Municipal, referindo-se ao Yakut Kavaklidere, uma das oito garrafas selecionadas pelo Bardega e instaladas na máquina Enomatic — aliás, esta foi a primeira vez que o equipamento deixou o bar de vinhos e foi um sucesso por si só. “Mesmo que você nem queira beber, é legal para ver o sistema funcionar”, afirmou uma cliente.

Continua após a publicidade
Show de Leo Maia agitou a Feira
Show de Leo Maia agitou a Feira (Ligia Skowronski/Veja SP)

De volta ao evento pela segunda vez, o masterchef Erick Jacquin, agora com um estande, e não apenas para dar aulas, gerou, como de costume, uma fila de selfies nos corredores da feira no último sábado. Do estande do seu restaurante Président — o melhor francês da cidade — foi líder de vendas o petit gâteau acompanhado de sorvete.

Na noite de sábado, depois da apresentação do DJ Benjamin Ferreira, foi o cantor Leo Maia, filho de Tim Maia, que animou o público com o repertório do pai e canções autorais. No lounge em frente ao palco criado pelo Studio Rosa Arquitetura, crianças, jovens e adultos dançaram ao som de clássicos como Vale Tudo e Você.

Transmissão do jogo do Brasil na Feira
Transmissão do jogo do Brasil na Feira (Ligia Skowronski/Veja SP)

O movimentado almoço de domingo teve como trilha sonora os DJs Pedro Paulo e Fernando Moreno, além de olhos atentos para o confronto entre Alemanha e Espanha no Catar. Novidade nesse último fim de semana, o restaurante Animus, da chef revelação Giovanna Grossi, vendeu tanto sanduíche de camarão que no fim do dia o item ganhou um aviso de esgotado. Bolinhos sequinhos e variados do Bar do Luiz Fernandes desapareciam rapidamente da vitrine onde eram mantidos aquecidos depois de dourarem no óleo quente. Podiam ser combinados a diferentes sabores de batidinha.

Continua após a publicidade

O lugar que manteve a liderança de vendas foi o filé em cubos com aligot do cinco-estrelas máximas D.O.M., um sucesso. Ao todo foram comercializados incríveis 1 952 pratos do clássico de Alex Atala. A porção de faláfel verdinho e úmido ladeada de molho tahine do Shuk Falafel & Kebabs, vencedor da inédita categoria Oriente Médio, também conquistou o público. “São melhores até dos que eu já provei fora do Brasil”, elogiou Claudia Rezende, da padaria campeã Zestzing Padaria Artesanal, durante a visita à feira.

O chef Emmanuel Bassoleil
O chef Emmanuel Bassoleil (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

Para dar o clima das festas de fim de ano, a Iza Padaria Artesanal vendeu fatias fofas de panetone de fermentação natural e o pão natalino inteiro na versão tradicional e de chocolate para levar para casa. Enquanto a edição do ano que vem não chega, dá para provar ofertas imperdíveis em quinze bares e em 45 restaurantes da capital com menus a um preço fixo na Comer & Beber Experience.

Publicado em VEJA São Paulo de 7 de dezembro de 2022, edição nº 2818

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.