Clique e assine por apenas 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 28 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

170 cozinheiros apresentam em livro receitas da culinária brasileira

Em Culinária Brasileira, Muito Prazer, a jornalista Roberta Saldanha reúne versões de clássicos nacionais pela ótica de profissionais de todo o país

Por Arnaldo Lorençato - 7 Nov 2018, 17h46

A culinária brasileira é o tema do 11º livro de Roberta Malta Saldanha. Jornalista, a autora iniciou sua carreira na Editora Abril, que publica Veja São Paulo, e foi uma das produtoras, por doze edições, do Boa Mesa, um evento gastronômico que aproximou do público de chefs e profissionais da área. Versões desses cozinheiros para clássicos nacionais estão reunidos em Culinária Brasileira, Muito Prazer: tradições, ingrediente e 170 receitas de grandes profissionais do país, que será lançado nesta quarta (7).

Nos capítulos divididos pelas cinco regiões do país, a autora apresenta ingredientes e tradições locais, além de incluir influências importadas de outras nacionalidades e culturas. Aponta assim uma diversidade da mesa brasileira, ao mesmo tempo que inclui bebidas e receitas de petiscos, entradas, pratos principais, doces e sobremesas. A coordenação culinária é da gaúcha Denise Rohnelt Araújo.

“Culinária Brasileira, Muito Prazer”: livro traz ingredientes, tradições e receitas de chefs Divulgação/Divulgação

O francês Emmanuel Bassoleil, à frente do Skye, eleito o melhor variado pela mais recente edição de VEJA COMER & BEBER, traz a receita de um risoto bem brasileiro: leva carne-seca, feijão-fradinho e queijo coalho. A chef do cinco-estrelas Maní, Helena Rizzo, apresenta uma sobremesa: mil-folhas de lírio-do-brejo, uma planta nativa da Mata Atlântica bastante presente na região Sudeste, com creme de raiz da planta, sorbet de manga que também leva um toque de lírio e crocante de flores da planta.

Também foram incluídas pedidas nacionais sob a ótica de Mara Salles, personalidade do ano por VEJA COMER & BEBER, à frente do brasileiro Tordesilhas; Marcelo Corrêa Bastos, que comanda a cozinha do restaurante considerado a estreia do ano também pela publicação especial de Veja São Paulo, o Vista; Carla Pernambuco, chef do Carlota e que também faz vez como apresentadora de TV; Gil Guimarães e Marcos Livi, responsáveis pela pizzaria Napoli Centrale e a hamburgueria C6 Burger; e Rodrigo Oliveira, chef dos restaurantes Mocotó e Balaio IMS.

Continua após a publicidade
Mara Salles: a personalidade do ano por VEJA COMER & BEBER 2018/2019 é uma das chefs que contribui com receitas para o livro Carol Gherardi/Veja SP

O lançamento está previsto a partir das 19h no restaurante Mercearia do Conde, e a autora estará presente autografando os livros, que sairão por R$ 69,90 (nas lojas, o preço sugerido é de R$ 79,90). Entre os profissionais que aparecem no livro, tem presença confirmada Emmanuel Bassoleil, Marcos Livi, Carole Crema, da doceria que leva seu nome, Rogério Shimura, da Shimura Pães e Doces, Heloisa Bacellar, quituteira do Lá da Venda, e o casal Janaína e Jefferson Rueda, do Bar da Dona Onça e A Casa do Porco Bar, entre outros.

Com reportagem de Henrique Nascimento

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Publicidade