Comer & Beber Experience: saiba tudo sobre o festival gastronômico
O evento mais saboroso de SP acontece entre os dias 22 e 24 no espaço Arca, com 20 estandes de estabelecimentos estrelados, restaurante exclusivo e shows
No próximo fim de semana, os melhores restaurantes, bares e endereços de comidinhas de São Paulo estarão reunidos em um só lugar: o Comer & Beber Experience.
O evento está marcado para a sexta (22), o sábado (23) e o domingo (24) no espaço Arca, na Vila Leopoldina, e ainda há ingressos disponíveis pela plataforma Ticket 360 (a partir de 35 reais a meia-entrada).
Este, que é o festival mais saboroso da cidade, é realizado desde 2017 com o nome de Feira dos Campeões e agora, depois de cinco edições, passa a se chamar Comer & Beber Experience.
Felizmente, o encontro continua a ter a curadoria dos rigorosos críticos de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, sempre sob a orientação do editor-executivo Arnaldo Lorençato.
No último ano, a equipe do guia circulou por quase 700 estabelecimentos da cidade para indicar o que há de melhor ao leitor — e ao visitante.
Em vinte estandes, estabelecimentos estrelados pela mais recente edição anual, lançada em setembro — dezessete deles com casas premiadas pela publicação —, servirão pratos e drinques a preços que variam de 10,50 a 50 reais.
Num mesmo espaço e num mesmo dia, será possível provar delícias como os dadinhos de tapioca do Mocotó (vencedor do prêmio sustentabilidade), depois saborear o plin, massa recheada de ossobuco com fonduta de grana padano, açafrão e tutano assado do duo Trattorita e Evvai (este, o melhor endereço de cozinha de autor da cidade), e, em seguida, arrematar com uma fatia de bolo (sem glúten) da Amay Patisserie (a doceria campeã da cidade).
São porções individuais, para que se possa provar de tudo um pouco.
“É uma oportunidade incrível para, além de ficar mais perto do público, cozinhar ao lado de colegas queridos, sendo que no Experience esse time vai ser estelar!”, afirma o chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó.
“No evento, podemos acessar um público de uma maneira mais descontraída do que o ambiente do Evvai hoje proporciona”, assegura Luiz Filipe Souza, cujo restaurante cinco-estrelas serve menus degustação a partir de 895 reais. Também com sequências luxuosas e preços a partir de 760 reais em seu endereço nos Jardins, o restaurante D.O.M., do chef Alex Atala, voltará a ter um posto avançado na feira, do na feira, junto de outra marca dele, o Dalva e Dito.
O aligot, aquele delicioso purê de batata com queijo, servido com cubos de filé-mignon, costuma ser o grande hit da feira e voltará a ser oferecido para a alegria da legião de fãs do prato. Embora não falte espaço aos queridinhos dos visitantes das últimas edições, o festival terá, como de costume, uma fila de estreantes.
Entre os endereços escolhidos por Lorençato, que também é o crítico de restaurantes da Vejinha, aparece o Notiê — Priceless, que levou o prêmio de melhor brasileiro três vezes consecutivas pela cozinha arrojada de Onildo Rocha. Só para começar, o chef reservou ostras frescas com cambuci ao público.
Considerado a estreia do ano, o Les Deux Magots, franquia de origem parisiense, debuta com clássicos franceses, ao passo que o Shihoma Pasta Fresca, trattoria tricampeã em 2024, oferece pela primeira vez suas ótimas massas no espaço Arca.
Também chegam ao Experience o Sororoca Bar, bar-restaurante premiado neste ano pela cozinha repleta de pedidas de pescados, caso do guioza de camarão ao tucupi com gergelim e pimenta, e o Moela, dono do título de melhor boteco, com suas gostosuras, caso do bolinho de milho e gorgonzola.
O Holy Burger, que estreou no topo do pódio da premiação neste ano, marca presença sugerindo três hambúrgueres.
“Participar do evento dos campeões da VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER é de extrema importância já que estamos falando da principal revista (de gastronomia) do nosso país”, celebra o sócio Gabriel Prieto. “E é mais uma forma de nossos clientes terem contato com a gente fora de nosso restaurante, junto de tantas casas importantes da cidade.”
Na área de comidinhas, o público assiste ainda à chegada da padaria número 1, a Fabrique, com pedidas para levar para casa ou consumir lá mesmo, caso do minicroissant recheado de salmão defumado, avocado e sour cream.
O Komah Bakery, que faturou a placa de novidade do ano, leva receitas de inspiração asiática, entre elas o korokke de porco com kimchi, um bolinho frito de massa de pão recheado de carne suína com conserva de acelga fermentada e molho bechamel.
Para indecisos, vale consultar os cardápios dos estabelecimentos e fazer seu plano de ataque — a feira tem ainda comida árabe (Chef Benon), pizzas (La Crosta Forneria), carnes (Osso), culinária portuguesa (Rancho Português), coxinhas (Frangó), sorvetes (Pine Co.)…
Isso sem contar drinques fenomenais de dois dos melhores endereços do ramo — bares destacados pelo crítico Saulo Yassuda. São o bicampeão Picco e o bar revelação Exímia, que faz sua estreia na feira.
“É um evento gastronômico de imenso alcance. Estar lá nos ajudará a nos apresentarmos a muitos amantes de gastronomia”, afirma Márcio Silva, sócio do Exímia. Na seara líquida, o festival terá também a venda de refrigerante, água, cerveja e vinho.
Além dos estandes espalhados pela ampla área da Arca, que conta com mesas e cadeiras para toda a família e também com uma área externa, o Experience apresenta um restaurante exclusivo, todo envidraçado, projetado pela Fragmento Arquitetura.
Dele, se tem uma visão privilegiada da feira enquanto se faz refeições especiais com chefs convidados.
O público em geral terá três oportunidades para comer lá, com cinquenta vagas por turno.
No almoço do sábado (23), o menu é do chef Diego Sacilotto, do bicampeão La Crosta Forneria e também de casas como Bocca Cucina e Martín Carbón.
No jantar, o espaço vira uma sucursal do restaurante Les Deux Magots, com receitas como o filé au poivre com batata.
No dia seguinte, a partir das 13 horas, é o Osso que toma conta do espaço. Os cardápios harmonizados custam 350 reais, dão direito à entrada ao evento, e devem ser adquiridos igualmente pela Ticket 360.
Nem só de ótimos pratos e drinques vive o Comer & Beber Experience. A música terá presença marcante no evento, com uma caprichada programação.
Na sexta (22), Pretinho da Serrinha sobe ao palco, a partir das 18h30. No sábado (23), às 15h, a atriz Mel Lisboa, que está em cartaz, no Teatro Porto, com a peça Rita Lee — Uma Autobiografia Musical, encarna a rainha do rock brasileiro com uma chuva de sucessos. E o domingo (24) está reservado para um show da cantora Céu.
Afora as apresentações ao vivo, a trilha sonora ambiente também estará no capricho — ficou a cargo do pesquisador e curador musical Zé Marcio Alemany.
A feira, como se nota, é uma experiência completa aos sentidos. Por isso, vale garantir logo seu ingresso e embarcar neste festival.
COMER & BEBER EXPERIENCE 2024: informações básicas
- ONDE › Arca. Avenida Manuel Bandeira, 360, Vila Leopoldina
- QUANDRO › 22 a 24 de novembro de 2024, das 12h às 21h
- QUANTO › Entradas a partir de 35 reais. Ingressos família (dois adultos e duas crianças de até 12 anos) por 120 reais
- BILHETERIA DIGITAL › ticket360.com.br
- TRANSPORTE › Próximo à Estação Villa Lobos-Jaguaré › Estacionamento no local (70 reais)
- MAIS INFORMAÇÕES > Evento acessível a PCDs
LINE-UP ESTRELADO: conheça os participantes do evento
Restaurantes
- Chef Benon › árabe de primeira
- D.O.M. + Dalva e Dito › a melhor cozinha de autor pelo voto do leitor + brasileiro moderno
- Evvai + Trattorita › a melhor cozinha de autor + trattoria moderna
- La Crosta Forneria › a melhor pizzaria
- Les Deux Magots › a estreia do ano
- Mocotó › prêmio sustentabilidade
- Notiê — Priceless › o melhor brasileiro
- Osso › a melhor carne
- Rancho Português › português tradicional
- Shihoma Pasta Fresca › a melhor trattoria
Bares
- Exímia › o bar revelação
- Frangó › bar clássico
- Moela › o melhor boteco
- Picco › o melhor bar de drinques
- Sororoca Bar › o melhor bar-restaurante
Comidinhas
- Amay Patisserie › a melhor doceria
- Fabrique › a melhor padaria
- Holy Burger › o melhor hambúrguer
- Komah Bakery › a novidade do ano
- Pine Co. › o melhor sorvete
Publicado em VEJA São Paulo de 15 de novembro de 2024, edição nº 2919.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android