Saladas incrementadas estão em alta na cidade

Com ingredientes como feijão verde e avelã, novas versões do prato podem custar até 188 reais

Agora, à beira da estação mais quente do ano, uma receita tida como entrada ou guarnição ganha status de prato principal: a salada. E não é só pela galera que quer retomar o “projeto verão 2018”. Vale também para quem gosta de pedidas mais saudáveis e saborosas.

Diversos restaurantes da capital têm se empenhado para que a sugestão — sinônimo de dieta para muita gente — ultrapasse o patamar básico da manjada alface-americana com tomate e cenoura ralada. Exemplo? Veja estes ingredientes: feijão-verde, abóbora, queijo de cabra e castanha-de-caju. A lista poderia resultar em um prato quente da vigorosa cozinha nordestina ou até em um antepasto bacana.

Mas não. Trata-se de uma refrescante salada servida por 25 reais no recém-aberto Balaio IMS, restaurante que o chef Rodrigo Oliveira, do Mocotó e do Esquina Mocotó, ambos na Vila Medeiros, toca no Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista.

A versão oferecida no Balaio IMS: receita de Rodrigo Oliveira

A versão oferecida no Balaio IMS: receita de Rodrigo Oliveira (Ligia Skowronski/Veja SP)

Se Oliveira chama sua versão de vinagrete, Ina de Abreu batiza a dela de bowl. Depois de uma viagem a Los Angeles, nos Estados Unidos, a chef e sócia do Mestiço trouxe a ideia de montar tigelões hipernutritivos com alimentos de diferentes grupos.“Não é salada, é uma refeição completa”, defende.

Uma das versões, por 58 reais, une frango ao molho teriyaki, feijão-fradinho, quinoa, tomate, brócolis, couve-flor, cenourinha, rúcula, alface, broto de feijão, pinhole e molho de limão-siciliano com agave. “Hoje as saladas estão mais completas, com sustância”, afirma. “O consumo aumenta em 25% no verão.”

Foi também na Califórnia que a luzinha do cérebro da chef Renata Vanzetto se acendeu. Em julho, ela botou no menu do Marakuthai, nos Jardins e no Itaim, a rainbow salad. A tigela de 45 reais leva 21 ingredientes — macarrão bifum, amendoim, ervas como coentro e hortelã e molho agridoce à oriental são alguns deles.

Agrião, camarão, couve-flor e abacate: sucesso no Spot

Agrião, camarão, couve-flor e abacate: sucesso no Spot (Maíra Cesar/Veja SP)

Entre os produtos que os chefs têm adorado agregar às misturas verdes estão as frutas. A clássica combinação de presunto cru e melão é revisitada e ganha a forma de saladinha no menu executivo (39 a 88 reais) do novo Osteria Terra Madre, no Itaim Bibi.

No Spot, com duas casas na cidade, o toque de novidade fica na adição de abacate, ingrediente que se tornou queridinho em São Paulo no último ano. A pedida leva ainda camarão, couve-flor, avelã, agrião e romã. Surge tanto na versão pequena quanto na grande (51 e 68 reais). “Se normalmente os clientes pedem a menor, como entrada, no verão a saída da grande aumenta”, afirma Maria Helena Guimarães, sócia do Spot. “É nessa época que o pessoal lembra que vai usar biquíni”, brinca.

Na mesma toada, o refinado Fasano, o melhor italiano da cidade pelo COMER & BEBER, também tem novidade. Por lá, o chef Luca Gozzani acaba de lançar uma composição de lagosta, avelã e abacate, por 188 reais.

Combinação de melão e presunto cru do Terra Madre

Combinação de melão e presunto cru do Terra Madre (Ligia Skowronski/Veja SP)

Se no sabor e na sustância as saladas conquistaram o paladar da clientela, no quesito saúde elas ganham ainda o aval dos especialistas. “Estão cada vez mais nutritivas”, diz a nutricionista Fernanda Maluhy, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. E, como transpiramos mais no verão, as hortaliças são bem-vindas, pois ajudam na hidratação. “Hoje em dia, os restaurantes investem em receitas mais ricas, com frutas, queijo, grãos… Você fica supersaciado.”

Balaio IMS. Avenida Paulista, 2424, ☎ 2842-9123.
Fasano. Rua Vitório Fasano, 88, Jardim Paulista, ☎ 3062-4000.
Marakuthai. Alameda Lorena, 1295, Jardim Paulista, ☎ 3061-1015.
Mestiço. Rua Fernando de Albuquerque, 277, Consolação, ☎ 3256-3165.
Osteria Terra Madre. Rua Professor Tamandaré Toledo, 51, Itaim Bibi, ☎ 3078-6442.
Spot. Alameda Ministro Rocha Azevedo, 72, Cerqueira César, ☎ 3284-6131

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s