Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Cozinha do Lorençato convida Luiz Filipe Souza

Autor do prato do ano e chef revelação pelo COMER & BEBER, o cozinheiro conta que a mãe era contra seu ingresso na gastronomia

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h10 - Publicado em 31 jan 2020, 00h10

Meu convidado do 34º episódio do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, é um talento precoce reconhecido duplamente pelo COMER & BEBER. Luiz Filipe Souza, do italiano Evvai, realmente conseguiu algo raro e inédito: estar na capa do guia anual e, no ano seguinte, ter uma das sugestões criadas por ele novamente no espaço mais nobre da publicação.

Explico. Em 2018, o cozinheiro foi escolhido o chef revelação e foi fotografado para a capa histórica ao lado de outros cinco craques em destaque na paisagem gastronômica da cidade. Na edição seguinte, foi a vez de seu cacciucco na moqueca, ser eleito o prato do ano entre as dez melhores receitas da capital (a forma de preparar você confere aqui).

O chef premiado: cozinha italiana com ingredientes brasileiros (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

De volta ao passado, Luiz Filipe narra como foi largar a faculdade de administração para ingressar na gastronomia, a contragosto da mãe. “Quando disse que queria cozinhar, ela disse que não, que estava maluco. Hoje, ela fala para mim que quer trocar de profissão, quer abrir um restaurante”, diz.

Em nosso papo, Souza fala ainda sobre o desafio de executar receitas italianas utilizando ingredientes nacionais e conta como foi trabalhar por anos ao lado de Salvatore Loi, atualmente no Moma e no Mondo Gastronômico. O chef também  revela como foi lidar com as críticas que sua lanchonete, a Fat Cow, fundada com o influenciador digital Fabio Moon, recebeu à época de inauguração em 2019.

Continua após a publicidade

Quando disse para minha mãe que queria cozinhar, ela disse que não, que estava maluco. Hoje, ela fala para mim que quer trocar de profissão, quer abrir um restaurante”

Luiz Filipe Souza, do restaurante Evvai

Embora tenha recebido o veto da mãe, Maria Isabel, no começo de carreira, não ficaram mágoas. É dela a deliciosa receitinha que o chef ensina ao final da nossa conversa. Para saber como preparar, dá o play no YouTube, no Spotify, no Deezer ou aqui:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.