Cozinha do Lorençato convida Luiz Filipe Souza
Autor do prato do ano e chef revelação pelo COMER & BEBER, o cozinheiro conta que a mãe era contra seu ingresso na gastronomia
Meu convidado do 34º episódio do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, é um talento precoce reconhecido duplamente pelo COMER & BEBER. Luiz Filipe Souza, do italiano Evvai, realmente conseguiu algo raro e inédito: estar na capa do guia anual e, no ano seguinte, ter uma das sugestões criadas por ele novamente no espaço mais nobre da publicação.
Explico. Em 2018, o cozinheiro foi escolhido o chef revelação e foi fotografado para a capa histórica ao lado de outros cinco craques em destaque na paisagem gastronômica da cidade. Na edição seguinte, foi a vez de seu cacciucco na moqueca, ser eleito o prato do ano entre as dez melhores receitas da capital (a forma de preparar você confere aqui).
De volta ao passado, Luiz Filipe narra como foi largar a faculdade de administração para ingressar na gastronomia, a contragosto da mãe. “Quando disse que queria cozinhar, ela disse que não, que estava maluco. Hoje, ela fala para mim que quer trocar de profissão, quer abrir um restaurante”, diz.
Em nosso papo, Souza fala ainda sobre o desafio de executar receitas italianas utilizando ingredientes nacionais e conta como foi trabalhar por anos ao lado de Salvatore Loi, atualmente no Moma e no Mondo Gastronômico. O chef também revela como foi lidar com as críticas que sua lanchonete, a Fat Cow, fundada com o influenciador digital Fabio Moon, recebeu à época de inauguração em 2019.
Quando disse para minha mãe que queria cozinhar, ela disse que não, que estava maluco. Hoje, ela fala para mim que quer trocar de profissão, quer abrir um restaurante”
Luiz Filipe Souza, do restaurante Evvai
Embora tenha recebido o veto da mãe, Maria Isabel, no começo de carreira, não ficaram mágoas. É dela a deliciosa receitinha que o chef ensina ao final da nossa conversa. Para saber como preparar, dá o play no YouTube, no Spotify, no Deezer ou aqui: