Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Cozinha do Lorençato convida Olivier da Costa

Dono do Seen, sucesso na cobertura do Hotel Tivoli Mofarrej, o empresário acaba de lançar o restaurante virtual Savage em São Paulo

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 15h15 - Publicado em 18 out 2019, 04h04

No 19º programa da temporada, o Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia recebe seu primeiro convidado internacional. Mas não fiquem preocupados. O episódio não terá legenda. O papo é com o português Olivier da Costa. O restaurateur nascido em Lisboa, faz um sucesso “brutal”, como se diz na terrinha. Ele está comando de cinco casas que se multiplicam em doze endereços — Olivier Avenida, K.O.B. (Knowledge of Beef), Guilty, Yakuza e Seen, com o qual fincou bandeira em São Paulo em 2017, antes mesmo da versão portuguesa ter sido aberta na capital lusa um ano atrás.

O empresário-cozinheiro traz agora à cidade o Savage. Nessa era de pedidos virtuais, o novo restaurante não possui salão e foi aberto apenas para entrega. Com matriz em Lisboa, vende por lá uma média 140 refeições a cada dia. O cardápio é dos mais sem fronteiras, no estilo de tudo um pouco.Traz burritos, tacos, sushi rolls e até um hambúrguer na tortilla.

“As pessoas não tem mais tempo para cozinhar porque passam muito tempo nas redes sociais no telemóvil (ops!, celular para os lusos). Vão pedir cada vez mais comida em casa”, pontifica.

TESU4270[1]
Costa: “O golfe perdeu um jogador para ganhar um Tiger Woods da cozinha” (Monique Paoletti/Veja SP)
Na conversa, Costa também dá a receita para fazer sucesso com restaurantes. “É preciso ter uma boa dose de loucura”, acredita.

Conta ainda que se não fosse dono de restaurantes, seria jogador de golf profissional. Certamente a figura paterna deve ter lhe influenciado sobremaneira. O pai Michel da Costa, filho de portugueses nascido no Marrocos,  foi o primeiro chef a ter um restaurante estrelado pelo Guia Michelin, em Lisboa, ainda nos anos 1970. Era uma casa com seu nome no Castelo de São Jorge.

Continua após a publicidade

Logo depois, Costa pai estreou na TV como apresentador do programa Lúculos e Brócolos. Ensinava os telespectadores os segredos da cozinha tradicional portuguesa. Foi um estourou. “Tive um crash com meu pai no início da minha carreira”, conta. Mas reconhece. “O nome dele abriu portas.”

Para saber tudo que rolou nesse papo, dá o play no YouTube, no Spotify, no Deezer ou aqui:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.