Tudo sobre o kobe beef
Gado típico do Japão, o wagyu é reconhecido internacionalmente pelo nome como foi batizada sua carne, o kobe beef. O curioso é que não há rebanhos bovinos na cidade portuária de Kobe. Aberta em 1868 ao comércio internacional, passou a receber muitos estrangeiros que ficavam maravilhados com carne servida na cidade. Foi assim que os corte extraídos do […]
Gado típico do Japão, o wagyu é reconhecido internacionalmente pelo nome como foi batizada sua carne, o kobe beef. O curioso é que não há rebanhos bovinos na cidade portuária de Kobe. Aberta em 1868 ao comércio internacional, passou a receber muitos estrangeiros que ficavam maravilhados com carne servida na cidade. Foi assim que os corte extraídos do wagyu passaram a ser chamados de kobe beef. Essa importante cidade do arquipélago japonês é renomada, na realidade, pela qualidade de seus saquês.
Cada vez mais presente em cardápios gourmets da cidade, o kobe beef pode ser encontrados em restaurantes como Baby Beef Rubaiyat, Varanda e Fasano. No Baby Beef Rubaiyat, por exemplo, é chamado de kobe tropical. Também está no menu de vários restaurante japoneses, entre eles o Rangetsu of Tokyo e o Kinoshita.
Não por acaso, essa carne é considerada por muitos especialistas a mais saborosa e mais cara do mundo – em São Paulo, o quilo está cotado em 200 reais. Conferem esse status a ela o grau de marmorização – é extremamente entremeada de gordura, o que lhe dá um paladar formidável. Tem também uma incrível maciez.
Para explicar melhor as características dos cortes de Kobe, estão programados para hoje a palestra e o workshop intitulados “Kobe Beef: a excelência em carne”, na unidade Aclimação do Senac.
Sadao Iizaki, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Wagyu, conversa com o público durante uma hora para explicar como se caracteriza esse tipo de gado e a classifica da carne pelo grau de marmorização e pela cor.
Em seguida, Satoshi Sato, chef-executivo do restaurante Guinza Rangetsu, em Tóquio, faz uma demonstração preparando um prato que poderá degustado pelo público. Ele terá o auxílio dos chefs Shinya Koike, do Aizomê, e de Adriano Kanashiro.
Senac
Rua Pires da Mota, 838, Aclimação
Hoje, das 14h às 17h
Inscrições no Bunkyo pelo tel.: (11) 3208-1755 (com Regina) ou por email: evento@bunkyo.org.br
Preço: 35 reais