Sucesso de público, Comer & Beber Experience reuniu mais de 6000 visitantes
O evento mais saboroso da cidade ofereceu, no espaço ARCA, as melhores comidas e bebida da cidade e animados shows
A primeira edição do Comer & Beber Experience, a nova versão da Feira dos Campeões, foi um sucesso. Mais de 6 000 fãs de gastronomia tiveram três dias intensos de goles e mordiscadas, com ótima música para acompanhar. No espaço ARCA, entre a última sexta (22) e o domingo (24), vinte estandes de estabelecimentos estrelados ou premiados pelo guia da Vejinha serviram comes e bebes com preços entre 10,50 e 50 reais.
Sempre um ímã de multidões, o duo D.O.M. e Dalva e Dito conquistou fãs com o aligot, um purê de batata “queijudo” com cubos de filé. Premiado pela primeira vez pelo COMER & BEBER, o Holy Burger foi outro endereço da lista de queridinhos de quem passou pelo festival na Vila Leopoldina. Dono do título sustentabilidade pela publicação anual, o Mocotó atraiu glutões não só pelo célebre dadinho de tapioca como por uma deliciosa sobremesa exclusiva, o mastruz com leite.
O Rancho Português, integrante da antiga Feira dos Campeões, retornou no Experience. “Meu maior sonho era participar (de novo) da feira”, confessou o diretor Valdeci Castro. O restaurante levou um forno de origem lusa para assar pastéis de nata, hits de venda. Também com equipamento de respeito, a padaria campeã Fabrique ficou quase sem croissants no domingo, já que muitos quiseram levar a pedida para casa.
Os visitantes não deram sossego aos atendentes do Shihoma Pasta Fresca — o espaguete e o tiramisu se esgotaram em alguns momentos e foi necessário buscar mais no restaurante. “As vendas superaram nosso cálculo inicial”, explicou o sócio Márcio Shihomatsu. Tiveram muita saída os gelatos da Pine Co., que não raro tinha filas. “Para não ficar sem o sabor exclusivo de mil-folhas, tivemos que correr à fábrica depois do evento no sábado e produzir até as 3h30”, contou o sócio Raphael Lee.
Outro ponto de êxito no Experience foi o restaurante Vejinha, um salão exclusivo projetado pela Fragmento Arquitetura. Foram servidas cinco refeições, duas para patrocinadores (a do Notiê — Priceless, com o chef Onildo Rocha, e a do D.O.M., com o subchef Romário dos Santos) e três abertas ao público, com reserva (com menus do chef Diego Sacilotto, à frente do La Crosta Forneria, e dos restaurantes Les Deux Magots e Osso). Os pratos foram harmonizados com vinhos da importadora Berkmann Brasil.
Convidados especiais, como os apresentadores Ana Paula Padrão, Regina Volpato, Zeca Camargo e Celso Zucatelli, passaram pelo salão, assim como Catia Fonseca, que almoçou no domingo com o marido e diretor Rodrigo Riccó. “São várias formas diferentes de gastronomia!”, admirou-se a contratada da Band após passear pela ARCA. Outros nomes que visitaram o festival foram o empreendedor Thiago Vinícius de Paula da Silva, a jornalista Fabíola Cidral, o cantor João Suplicy, o dramaturgo Mario Viana, o gerente de On Trade da Miolo Wine Group, Fábio Miolo, Gabriela Soares, CSO da agência Talent, e Gustavo Diament, consultor executivo.
Personagens do mundo gastronômico prestigiaram o Experience. Internacionais, inclusive — caso do chef Roberto Cerea, do italiano Da Vittorio (três estrelas no guia Michelin), e de Rodrigo Urraca e Andoni Cardenas, sócio e bartender do Handshake Speakeasy, bar da Cidade do México que ficou no número 1 do ranking The World’s 50 Best Bars 2024. Os influenciadores Ana Lembo e José Soares, da plataforma Do Pão ao Caviar, Beatriz Chiba e Clara Valdiviezo, do perfil Reviews por SP, e Gabriel Gasparini, do perfil @gaspaindica, também conferiram as atrações.
Assim como os comes e bebes, quatro shows encantaram o público, que viu Pretinho da Serrinha soltando sambas na sexta. A área em frente ao palco ficou apinhada de gente também na tarde de sábado, quando a atriz Mel Lisboa empolgou os presentes com canções de Rita Lee. O domingo contou com duas apresentações: da cantora Céu e da Banda dos Seguranças do Metrô, que fechou o evento com covers.
Toda tarde, o editor-executivo e curador do Comer & Beber Experience Arnaldo Lorençato entrevistava um chef que, a seu convite, manteve um estande por lá. Na sexta, foi Onildo Rocha; no sábado, Diego Sacilotto; e, no domingo, Bia Freitas, do Shihoma. Esses episódios em formato de videocast do programa Cozinha do Lorençato podem ainda ser conferidos no YouTube de VEJA. É uma forma de matar as saudades do evento, que deixa sempre um sabor de quero mais.
Publicado em VEJA São Paulo de 29 de novembro de 2024, edição nº 2921.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android