Série de jantares com imigrantes no Dalva e Dito tem menu finlandês
Alex Atala e o chef Netto Moreira recebem Stefan Weitbrecht, do Cozinha 212 e do Atlântico 212, neste sábado (28)
As celebrações do aniversário de quinze anos do Dalva e Dito, no Jardim Paulista, prosseguem com a série Jantares com Imigrantes. Depois de ter recebido a armênia Yeran Garabedian Habib, que foi dona por quase uma década de um restaurante com seu nome, em Santana, agora é vez de outra culinária rara na cidade: a finlandesa. Na sequência, estão previstos países como Haiti, Senegal e Paraguai.
Neste sábado (28), o convidado de Alex Atala e do chef Netto Moreira é Stefan Weitbrecht, cuja mãe é nascida na Finlândia e o pai é paulistano como ele. O sócio responsável pelos cardápios do restaurante Cozinha 212 e do novíssimo bar Atlântico 212 (indicado à estreia do por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER), administrador de empresas de formação, se junta à dupla de anfitriões para preparar um jantar com pratos inspirados na culinária do país escandinavo.
A intimidade de Stefan com essa gastronomia vem da convivência familiar e de temporadas de férias passadas em Helsinque. Trata-se de um cozinha baseada, em particular, nos tubérculos, essenciais para atravessar os invernos de uma das áreas mais geladas do mundo. Também estão em evidência nessa região cogumelos selvagens, carnes de caça e pescados como arenque e bacalhau, além de frutas sazonais.
Por causa do frio intenso, técnicas como cura e defumação são fundamentais para prolongar a vida das matérias-primas, que aromas e sabores marcantes.
Em cinco etapas, o menu proposto por Stefan tem a intenção de destacar elementos de uma típica refeição típica. É dele a autoria da tostada de peixe curado, do sanduíche aberto de camarão e da emblemática sopa de salmão e dill. Não há caças. Em substituição, aparece asa de frango defumada e recheada com cogumelos. Tem também o peixe na brasa com purê de cenoura e ovas de salmão e o corte bovino denver steak com beterraba e raiz-forte, obrigatória em quase todas as refeições da Finlândia.
Fecha a noite a tartelette rústica de mirtilo. Completam a refeição dois coquetéis de Estefan, o dirty beet” (vodca Haku com beterraba, gim Roku, vermute seco e vinagre de mel) e essências da horta (gim Roku, maçã verde, xarope de lavanda e capim santo), não inclusos no preço de 250 reais do jantar.
Menu
Aperitivo – tostada de sardinha curada e marinada + pão de sementes, camarão + sopa de salmão com casquinha de centeio + aquavit feito com vodca Haku
Ave – asa de frango grelhada recheada com cogumelos, tomilho e pinha
Pescado – peixe branco defumado, cenoura, ovas de salmão e cerefólio
Carne – denver steak, roti, raiz-forte e lingonberry (primo nórdico do mirtilo e da groselha)
Doce – tartelete de mirtilos com sorvete de nada
Dalva e Dito
Rua Padre João Manuel, 1115, Jardim Paulista, tel. 3068-4444.
Dia 28 de setembro, às 19h.
250 reais por pessoa com bebidas e serviço à parte.
Reservas pelo e-mail: maitre@dalvaedito.com.br
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android