Avatar do usuário logado
Usuário
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER de 2022 tem festa de lançamento

A cerimônia de premiação dos melhores da gastronomia aconteceu no 033 Rooftop, do Teatro Santander, e foi transmitida pela internet

Por 3 nov 2022, 23h28 | Atualizado em 11 nov 2022, 01h46
Plateia do Comer & Beber 2022.
Comer & Beber 2022: o melhor da gastronomia (Veja SP/Veja SP)
Continua após publicidade
Guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER de 2022 tem festa de lançamento Priorizar nos meus resultados Google

Foi um retorno e tanto. A premiação do guia VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER voltou, no dia 3, ao formato presencial, com os finalistas da edição de gastronomia reunidos, depois de dois anos com a entrega dos prêmios só com transmissão on-line.

A festa no 033 Rooftop, na cobertura do Teatro Santander, na Vila Olímpia, recebeu quase 350 convidados e ainda pode ser vista pelo YouTube, onde teve picos de mais de 1 000 espectadores simultâneos. Na 26ª edição, o guia é o mais respeitado do país e destaca restaurantes, bares e endereços de comidinhas mais as personalidades do ramo.

+ Comer & Beber 2022: conheça todos os premiados da edição

O evento contou com a presença do publisher da Abril, Fabio Carvalho. Teve a condução do crítico Arnaldo Lorençato, à frente da edição especial, e da apresentadora Astrid Fontenelle. “Além de reunir nomes consagrados, essa edição põe em primeiro plano os estreantes. Tanto que 25% dos finalistas surgiram de 2021 para cá. Uma de nossas missões é revelar talentos”, afirma Lorençato.

Mulher vestida de preto entre dois homens, um deles com uma placa
Miá Mello entrega a placa de melhor carne para Alexandre e Guilherme Mora (Wanezza Soares/Veja SP)

Para entregar os prêmios em 37 categorias foram convidados o escritor e colunista de VEJA Walcyr Carrasco, os atores Miá Mello e Juan Alba, os apresentadores Regina Volpato e Zeca Camargo, os jornalistas Débora Freitas e Daniel Adjuto, o youtuber Mohamad Hindi e a atriz, cozinheira e produtora de conteúdo Isa Scherer. Também subiram ao palco a editora-chefe da Vejinha, Alessandra Balles, e os repórteres Saulo Yassuda e Fernanda Campos Almeida.

Continua após a publicidade

Em comidinhas, o título de confeiteira do ano foi para a chef Vivianne Wakuda, da Vivianne Wakuda Pâtissière, que ficou quase sem palavras com a surpresa. “Os concorrentes eram muito fortes”, disse. Na seção de bares, a turma do Cineclube Cortina fez festa no palco ao ganhar o prêmio de bar revelação. Momentos depois, a bartender argentina Chula, também do Cortina, voltou saltitante ao palco para levar mais uma placa: a de bartender do ano

Carla Pernambuco se emocionou ao receber o prêmio de Personalidade Gastronômica.
Carla Pernambuco se emocionou ao receber o prêmio de Personalidade Gastronômica. (Veja SP/Veja SP)

Um dos momentos mais emocionantes foi a entrega do título causa social a Thiago Vinícius de Paula da Silva pelo projeto de distribuição de marmitas. “Favela é potência”, disse, ao lado da mãe, Tia Nice. Aplaudida de pé, Carla Pernambuco comoveu a plateia ao derramar lágrimas e arrematar os prêmios de melhor restaurante variado (Carlota) e personalidade gastronômica.

+ Saiba quais foram os endereços favoritos dos leitores

Continua após a publicidade

O empresário Guilherme Temperani, à frente do Vila Anália, a estreia do ano, foi considerado o restaurateur do ano. “Os funcionários me pediam para trazer o título para a Zona Leste, mas já somos merecedores só de termos sido indicados. Ser contemplado com o prêmio mais importante da gastronomia paulistana é algo que todo mundo almeja e espera”, afirmou. O chef paraibano Onildo Rocha também arrematou duas placas: a de melhor restaurante brasileiro (Notiê Priceless) e de chef do ano. “Com a indicação já percebemos um movimento diferente, agora com a premiação vai ser bem legal”.

No fim de semana, os estabelecimentos começaram a sentir os efeitos do guia. “Batemos recorde de vendas no presencial e no delivery”, disse Benon Chamilian, do árabe número 1, o Chef Benon. Também alcançou altos números a melhor pizzaria, Foglia Forneria Artigianale. “A força da revista é muito grande”, afirmou o sócio Franco Ravioli. Bombou, ainda, o intimista Cava Bar, o melhor para ir a dois. Chegou a contabilizar 31 casais na fila de sábado (5).

O evento foi apresentado por Santander. “O COMER & BEBER é um incentivo super importante para o nosso país, desde o produtor aos restaurantes”, diz Bibiana Berg, Superintendente Executiva de Cultura, Eventos e Patrocínios do Banco Santander. “Temos foco grande no empreendedorismo do país.”

Nespresso, iFood e Stella Artois foram os patrocinadores da cerimônia, que teve apoio de Get In. “Ficamos felizes em fazer parte disso e ver o quanto o delivery conseguiu ajudar os estabelecimentos durante a pandemia”, contou Nathalie Mertens, head comercial do iFood. Adriana Vieira, diretora comercial da Nespresso, adicionou: “Apoiar o COMER & BEBER há anos é sempre gratificante, assim como ver novos chefs aparecendo”, afirma. 

Continua após a publicidade

 “Estar aqui, vendo várias vencedoras e diversidade racial, foi importante para nós enquanto marca e além. É algo importante para a sociedade”, acredita Yasmin Paulino, especialista de marketing da Ambev para a Stella Artois. Fabrício Nunes, CMO do Get In, diz que o guia “endossa a importância do cenário gastronômico de São Paulo e do Rio do Janeiro. Para o Get In, que quer oferecer a melhor experiência, é algo inigualável.”

+ Os melhores endereços bons e baratos

+ Conheça os melhores restaurantes

+ Consulte os bares campeões 

+ Veja os premiados em comidinhas

+ Assine a Vejinha a partir de 9,90.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês