Chef Fernanda Ribeiro participa de jantares no Antonietta Cucina e no Rios
À frente de restaurantes em Lyon, a cozinheira prepara refeições com influências brasileiras e francesas
Depois de montar um menu a quatro mãos no Fabbrica com Tássia Magalhães e no Jantar Secreto com Gustavo Rigueiral, a chef Fernanda Ribeiro volta a dividir o fogão com colegas da profissão. Nesta terça (12), Fernanda cozinha com Antonio Maiolica na nova unidade da Antonietta Cucina, melhor trattoria pelo COMER & BEBER 2019/20, e, dois dias depois, vai ao Rios para preparar um jantar com Giovanna Perrone e Rodrigo Aguiar.
Fernanda, que está passando uma pequena temporada em São Paulo, comanda o restaurante 36 Le Cosy e o bar Sampa, ambos em Lyon, antiga capital na França. Antes de se fixar do outro lado do Atlântico, estagiou no D.O.M, de Alex Atala, e na extinta Brasserie, de Erick Jacquin, que apadrinhou a cozinheira. Nos nos menus dos jantares especiais que vem preparando, a proposta é mesclar influências da culinária francesa com a brasileira.
No Antonietta, o cardápio tem seis etapas (160 reais), inicia-se com a focaccia aromatizada com ervas, tomates frescos, brioche da casa e manteiga de búfala. Em seguida, a chef prepara crudo de peixe com maionese de tucupi preto e cumaru mais um shot de caju. Em conjunto com Maiolica sai uma dupla de croquete: arancino de cogumelo e beignet (massa fina) com ragu de carne e cebola.
Sorbet de prosseco com limão-siciliano e crumble de papoula limpa o paladar e antecede o prato principal: cordeiro com chimichurri de azeitonas pretas acompanhado de ravióli de ricota defumada, espinafre e farinha de rosca. Para a sobremesa, babá com creme de mascarpone e licor de Amaretto regado com cachaça e não com rum como se faz na França e na Itália, que disputam a primazia da criação desse doce.
No Rios, o menu em sete etapas custa 135 reais. Fernanda abre a refeição com pão de pamonha e manteiga de búfala seguidos por croquete suíno, creme de beterraba e frutas vermelhas, picles de erva-doce, pipoca de tapioca e manjericão. Ainda para a entrada, Giovanna e Rodrigo se encarregam do mexilhão com citronela, leite de coco, coentro e talo de capuchinha.
De prato principal, a convidada apresenta moqueca de lagostim cozido no caldo de porco, vinagrete de manga e abacaxi, farofa de coco e mandioca mais emulsão de chorizo. O anfitriões sugerem arroz de cordeiro, paleta assada com especiarias brasileiras, maxixe grelhado e pepino infusionado com ervas.
Ao final, há sobremesa: sorbet de jabuticaba, poejo e pimenta-de-cheiro, de Fernanda, e, terrine de chocolate com emulsão de cenoura e licor de Amaretto e financier (bolinho de farinha de amêndoa) de cenoura com crumble de chocolate e papoula, da dupla proprietária do restaurante.
Ainda como parte da programação da chef na cidade, a visitante dará uma aula magna na Universidade Anhembi Morumbi na terça (13), às 12h15 com o tema “França e Brasil não se fundem, complementam-se”.
Antonietta Cucina
Rua Doutor Melo Alves, 205, Jardim Paulista, tel. 3086-4774.
Terça-feira (12), 20h.
Jantar: 160 reais.
Rios
Rua Itapura, 1480, Tatuapé, tel. 3213-9030.
Quinta-feira, 20h.
Jantar: 135 reais.
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil
E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha