Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Restaurantes celebram o Carbonara Day

Nove endereços recomendados onde o prato italiano está em destaque nesta quinta (6) por iniciativa da Rede Gastronômica da Câmara de Comércio Italiana de SP

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 abr 2023, 12h13 - Publicado em 6 abr 2023, 12h07

Esse macarrão é tão famoso que ganhou um dia só para ele. Falo do espaguete à carbonara e sua inúmeras variações que são celebrados nesta quinta (6). É o Carbonara Day, que rola em quinze restaurantes da cidade servem o prato produzido da forma tradicional ao custo que varia de 58 reais a 110 reais.

Embora o evento seja organizado pela Rede Gastronômica da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (Italcam), cujo objetivo é a difundir o prato como é feito na Itália, selecionei aqui nove dos meus preferidos, publicados em VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER — e vale um adendo: a ideia da receita original está dando muito o que falar depois das declarações de Alberto Grandi, professor de História da Alimentação na Universidade de Parma e autor  do livro Denominazione di Origine Inventata (denominação de origem inventada), dizendo que teriam dedos de americanos na invenção desse molho romano no período pós-II Guerra Mundial na capital italiana.

Independentemente de qualquer conflito sobre a origem do carbonara, feito de guanciale ou bacon mas sempre com ovo, essa é uma massa indispensável. Confira nove lugares onde saborear a pedida:

Basilicata Cucina
Rosto conhecido nacionalmente depois da participação no reality culinário Mestre do Sabor, da TV Globo, Rafael Lorenti mudou em agosto o nome do restaurante. Antes Basilicata Trattoria, passou a ter o passou a ter o aposto Cucina. Valor do carbonara: 62 reais (inclui taça de vinho tinto).

Casa Santo Antônio
O imóvel ganhou um agradável deque à esquerda da entrada, onde antes ficava um par de vagas de estacionamento, cercado por um “muro” baixinho de plantas e com árvores no entorno. Valor do carbonara: 88 reais.

Continua após a publicidade

Due Cuochi Cucina
A casa, fundada por Ida Maria Frank no Itaim Bibi, multiplicou-se por mais dois endereços, o Shopping Cidade Jardim e o edifício de escritórios Morumbi Corporate. Valor do carbonara em todas as unidades: 89 reais.

Enosteria Vino e Cucina
É o restaurante da loja de vinhos da World Wine na Vila Nova Conceição. Valor do carbonara: 104 reais (inclui taça de vinho).

Foglia Forneria Artigianale
O bonito endereço montado pelo restaurateur Marcelo Fernandes catorze anos atrás parece ter, finalmente, encontrado o ocupante certo — por lá, não vingaram os moderninhos Clos de Tapas e Clos nem o izakaya Kurâ. A casa da Vila Nova Conceição é sede da Foglia Forneria Artigianale, estreante que leva o título de melhor pizzaria da cidade pelo guia COMER & BEBER. Montado em sociedade com o empresário Sergio Degese (ex-LVMH), o misto de pizzaria e trattoria tem receitas de Franco Ravioli e do filho dele, Lorenzo Ravioli, família que foi dona da extinta Pizza Bros. Valor do carbonara: 85,39 reais

Ristorante e Bar Lassù
Oferece uma das vistas mais espetaculares da cidade, uma vez que ocupa a cobertura de um prédio comercial numa das áreas mais altas de Santana. Tanto que há disputadas mesas sobre uma plataforma giratória que permitem apreciar a vista enquanto transcorre a refeição. Valor do carbonara:  110 reais.

Continua após a publicidade

Piselli

Completou 18 anos a casa pioneira aberta pelo empresário Juscelino Pereira, à frente da holding Hervilha, composta pelo Piselli Sud (☎ 3031-5404) e pela filial da Associação Comercial de São Paulo (☎ 3180-3760). Valor do carbonara em todas as unidades: 95 reais

Temperani Cucina
O endereço italiano faz parte do complexo gastronômico Vila Anália, eleito a estreia do ano pela mais recente edição do guia COMER & BEBER. Valor do carbonara: 79 reais.

Zena Cucina
Nos dias quentes, os lugares mais agradáveis e mais disputados ficam na varanda da entrada do Zena Caffè, que mudou de nome. É ali que uma galera animada aparece para provar as receitas do midiático Carlos Bertolazzi. Valor do carbonara: 69 reais.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.