Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

O Mercado tem a primeira edição de 2015

Vai ter mais uma edição de O Mercado, a primeira de 2015. Acompanho a feira desde a estreia em 21 de abril de 2012, quando os chefs Checho Gonzales e Henrique Fogaça mais a produtora cultural Lira Yuri se aventuraram em ocupar o pátio da Galeria Vermelho, que fica bem atrás do restaurante Sal Gastronomia, do próprio Fogaça. […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 18h12 - Publicado em 28 mar 2015, 20h37
Checho: "Depois de Pinheiros, vamos para o subúrbio" (Foto: Facebook)

Checho: “Depois de Pinheiros, vamos para o subúrbio” (Foto: Facebook)

Vai ter mais uma edição de O Mercado, a primeira de 2015. Acompanho a feira desde a estreia em 21 de abril de 2012, quando os chefs Checho Gonzales e Henrique Fogaça mais a produtora cultural Lira Yuri se aventuraram em ocupar o pátio da Galeria Vermelho, que fica bem atrás do restaurante Sal Gastronomia, do próprio Fogaça. Puseram ali treze barracas de comidas e bebidas. O pequeno espaço não deu conta de abrigar a multidão que apareceu na porta. Só 1150 sortudos conseguiram cruzar o portão naquela noite para petiscar e beber, entre eles este repórter. Em apenas quatro horas, toda a comida desapareceu e garrafas alcóolicas ou não secaram por completo.

+ Rolando Massinha é proibido de trabalhar na Sumaré

Foi uma confusão de trânsito que parou o final da Avenida Paulista com a Rua da Consolação mais um trecho da Avenida Doutor Arnaldo. Vale lembrar que chovia naquela noite. Foi a primeira feira de comida de rua da cidade nesse molde e o trio fez história. Empunhava a bandeira contra uma legislação anciã e ranheta que não dá à comida de rua o espaço que ela merece, e estou falando aqui não destes ou de outros chefs, mas de gente muito simples que sobrevive com a venda de cachorro-quente, por exemplo.

+ Saiba como a primeira e histórica edição de O Mercado

Nesses mais de dois anos, O Mercado migrou para a área externa do Mercado Municipal de Pinheiros, onde Checho ocupou um dos box com a Comedoria Gonzales. Também percorreu diversos pontos da cidade, o mais recente deles o estacionamento da lanchonete Cadillac Burger, na Mooca.

Continua após a publicidade
Luiz Emanuel: estreando pelo Felix Bistrot com serviço de ostras (Foto: Lucas Lima)

Luiz Emanuel: estreando pelo Felix Bistrot com serviço de ostras (Foto: Lucas Lima)

Depois da parada no fim do ano, a primeira edição de O Mercado será agora neste domingo, 29 de março. Ao todo, são 25 participantes, alguns deles pela primeira vez como o Felix Bistrot (Granja Viana), que agora tem cozinha comandada por Luiz Emanuel. Outros, como o Bar da Dona Onça, de Janaína Rueda, são veteranos e fazem parte do time desde a estreia.

Conversei com Checho, que conta que o próximo passo é fugir do eixo central e partir para os extremos da cidade. Embora já haja um namoro com quatro municipais, por enquanto estão fechados apenas São Miguel Paulista e Santo Amaro. “Queremos ocupar o subúrbio”, diz. É isso aí. Salve periferia!

Esta edição do mercado acontece neste domingo, 29 de março, no Mercado Municipal de Pinheiros, das 12h às 20h (ou até esgotarem os estoques). Aceita cartão de débito ou dinheiro como pagamento e entrada é de graça

+ Receita: cheesecake de Nutella

Continua após a publicidade

Antes de sair de casa ou lá mesmo na feira, consulte no celular o cardápio abaixo com os pratos de todos os 25 participantes. E o melhor, os preços.

Assim, você sabe exatamente quanto vai gastar. O item mais caro pode custar no máximo 18 reais.

O Mercado 2015 cardapio

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.