Avenida Paulista
Tipos de Passeios: Ruas
Endereço: Avenida Paulista, s/n - Bela Vista - São Paulo - SP ver no mapa
Inaugurada em 8 de dezembro de 1891, a Avenida Paulista tornou-se um dos principais marcos geográficos, financeiros e turísticos da cidade de São Paulo. De endereço dos barões do café à sede de grandes bancos, a via exibe em sua trajetória status de importância na maior e mais rica cidade do país. É palco de protestos –entrou para a história a onda de passeatas contra o aumento da tarifa do ônibus em 2013– e manifestações culturais –recentemente foi ocupada por artistas de rua, principalmente no entorno das esquinas formadas com a Rua Augusta. Por conta disso, os passeios a pé são os mais indicados para encontrar boas surpresas.
Frequentada por um público heterogêneo, oferece cinemas como o Reserva Cultural, o Cine Livraria Cultura (anexo à Livraria Cultura) e o Playarte Bristol (dentro do shopping Center 3), e centros culturais como a Casa das Rosas e o Itaú Cultural. É ali também onde está o Masp (Museu de Arte de São Paulo), um dos museus mais importantes do país. Todo ano, passam pela via a Parada do Orgulho LGBT, a Corrida Internacional de São Silvestre e o Réveillon da Paulista. Noivas adoram posar para fotos de casamento na avenida mais famosa da cidade. Mas quem quiser pode também trocar alianças por lá: a charmosa igreja da Paróquia São Luiz Gonzaga, na esquina da Rua Bela Cintra.
O chão lisinho da calçada é o paraíso dos amantes de street, modalidade que utiliza principalmente obstáculos de chão para realizar as manobras. Principalmente à noite e de madrugada, skatistas tomam o local. A área mais disputada fica na altura do número 1.900, entre as estações Trianon-Masp e Consolação do metrô. Refúgio em meio à selva de concreto, o Parque Trianon atrai paulistanos em busca de tranquilidade.