Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

São Paulo no topo do ranking 50 Top Pizza Latin America 2024

Lista traz sete endereços paulistanos e dois no restante do estado de São Paulo. A campeã é a Leggera Pizza Napoletana

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 abr 2024, 06h50 - Publicado em 18 abr 2024, 19h45

Os rankings de gastronomia não param de se multiplicar. É sempre o caso de amá-los ou odiá-los sem nunca deixar de dar uma olhadinha nos resultados. Entre as listas internacionais, o 50 Top Pizza ganhou uma versão para a América Latina — é o 50 Best fazendo escola mundo afora e em todos os segmentos.

Anunciado na noite desta quarta (17) no Istituto Italiano di Cultura do Rio de Janeiro, o primeiro 50 Top Pizza Latin America 2024 (assim mesmo, em inglês, para ser mais comercial) traz nove endereços paulistas entre os contemplados — sete deles na capital. No topo da lista, aparece a Leggera Pizza Napoletana, de André Guidon, com duas unidades paulistanas. A casa já esteve entre as finalistas de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, num atestado de qualidade das pizzas individuais que tira do forno.

O segundo lugar também está na capital. Não é exatamente um restaurante, mas o QT Pizza Bar. No comando dos fornos, Matheus Ramos levou o prêmio de melhor pizzaiolo, também chamado de Pizza Maker 2024 (sim, assim mesmo!), que tem patrocínio da água Ferrarelle.

O quarto posto é ocupado pela também paulistana A Pizza da Mooca, que levou o título de melhor da categoria por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2021. Ficou, na premiação, com o troféu de pizza do ano com a cobertura sobrasada.

A número sete da lista é a Unica, duplamente premiada, já que levou o título de melhor fritura (Il Fritturista) — olha só: um título em italiano. Completam a lista de representantes paulistanas a Carlos (34º), que continua entre as melhores da cidade e foi campeã do VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2015, 2017, 2018 e 2019, e ainda a Veridiana (12º) e a Di Bari Pizza (41º).

Continua após a publicidade

Do estado de São Paulo há ainda a Grazie Napoli (18º), em Santo André, e Wilmas Pizza (48º), em Ourinhos.

Como todo ranking está longe de ser perfeito, a campeã do COMER & BEBER 2023 La Crosta e a indicada Deveras, ganhadora em 2020, não aparecem. 

Os dez primeiros colocados no 50 Top Pizza Latin America 2024 já estão classificados para as 100 melhores pizzarias do mundo, a serem apresentadas no Teatro Mercadante, em Nápoles, em 10 de setembro no 50 Top Pizza World 2024.

Ainda do Brasil, completam a lista Ferro e Farinha (9°), Rio de Janeiro, Grazie Pizzaria Napoletana (13°), Maceió, Baco (17°), Brasília,  Capricciosa (19°), Rio de Janeiro, Coltivi (21°), Rio de Janeiro, Luigia (23°), Foz do Iguaçu, Ciao Pizzeria Napoletana (24º), Porto Alegre, Otto e Mezzo Pizza Verace (26º), Bento Gonçalves, Locale Pizza (28°), Rio de Janeiro, Quintal 333 (30º), Governador Valadares, Frasca (32°), Carlos Barbosa, Vinny’s (33°), Brasília, Pizza di Casabona (45°), Santos Piccola Fattoria (46°), Rio de Janeiro, Vallino Pizzaria Napoletana (49°), Domingos Martins, e Le Mani Pizza Napoletana (50°), Passo Fundo.

Continua após a publicidade

A seleção completa pode ser conferida no site 50 Top Pizza Latin America 2024.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.