Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Notas Etílicas Por Saulo Yassuda Dicas, novidades e observações do mundo dos bares e das bebidas

Beer Festival tem “plantão de dúvidas” e tours cervejeiros

Em três fins de semana, evento reúne na Granja Viana cervejarias, chefs e música

Por Saulo Yassuda Atualizado em 20 out 2017, 22h59 - Publicado em 20 out 2017, 20h16

Durante três fins de semanas, os amantes de cerveja têm programa garantindo no quilômetro 22 da Rodovia Raposo Tavares. Rola ali o São Paulo Beer Festival, evento que reúne cervejarias especiais do Brasil todo, que servirão setenta variedades de chope.

Com entrada gratuita, o festival acontece a partir das 13h nos fins de semana dos dias 21, 22, 28 e 29 de outubro e 4 e 5 de  novembro no The Square, um shopping ao ar livre na região da Granja Viana. O Beer Festival é promovido pela Feira da Praça Granja Vianna e tem a parceria de curadoria e mídia com a VEJA SÃO PAULO. 

Cervejaria Nacional: uma das participantes do São Paulo Beer Festival Leo Martins/Veja SP

Nos estandes espalhados pelo espaço, o público pode beber chopes de cervejarias como Avós, Bamberg, Blondine, Júpiter e Urbana. Também marcam presença os três melhores brewpubs da cidade: Goose Island, premiado no especial COMER & BEBER, Cervejaria Nacional e Van der Ale.

Não sabe por onde começar a beber? Duas sommelierès de cerveja, Carla Reina e Juh Santos, ficarão a postos para auxiliar o público a encontrar a bebida preferida. Carla trabalha para a cervejaria Hausen Bier, de Araras (SP), e faz consultoria em bares e restaurantes. “Seremos guias estílicos”, diz Juh.

A sommèliere Juh Santos: ajuda aos visitantes Arquivo Pessoal/Veja SP

Para cerca de 1 hora de “plantão de dúvidas” personalizado, pagam-se 100 reais — o visitante pode tanto ter a consultoria sozinho quanto participar do papo com uma das sommelières junto de mais três amigos.

“Seremos ‘personal beer’, daremos uma volta com o visitante pelo espaço e apresentaremos a cervejaria, falaremos dos estilos e vamos leva-lo onde mais o gosto dele se encaixa”, resume Carla Reina.

Continua após a publicidade

Além do serviço personalizado, é possível também participar de tours cervejeiros aos domingos, guiados pelos especialistas Carolina Oda, nos dias 22 e 29 de outubro, e Rodrigo Sawamura, no dia 5 de novembro. São sempre dois passeios por dia, às 13h e às 14h15.

Oda é consultora de bares e restaurantes, já escreveu sobre o assunto e costuma dar aulas na Science of Beer. Ex-sócio do bar Balcão 304, Sawamura é juiz em concursos cervejeiros e dá aulas na Escola Superior de Cerveja e Malte, em Blumenau (SC).

Carla Reina: trabalha no Beer Festival Arquivo Pessoal/Veja SP

Durante uma hora, o público terá uma rápida aulinha teória e depois será levado para degustar três diferentes cervejas exclusivas — que não serão servidas no festival –, além de fazer harmonização com um petisco.

“Algumas cervejarias trarão rótulos experimentais ou séries especiais que ainda não estão no mercado”, acrescenta Sawamura. O  ingresso individual para o tour custa 100 reais e, assim como a consultoria, poderá ser adquirido no local.

 

A festa cervejeira é completada com comidinhas famosas de São Paulo, como os burguers do Holy Burger e bolinhos do Bar do Luiz Fernandes, além de apresentações musicais. Vamos lá?

Tem alguma dica etílica? Comente abaixo ou mande uma mensagem (saulo.yassuda@gmail.com). Siga as novidades do blog no Instagram (@sauloy).

Continua após a publicidade
Publicidade