Imagem Blog

Memória Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Blog
Uma viagem no tempo às décadas passadas por meio de suas histórias, costumes e curiosidades.
Continua após publicidade

Simpatias da vovó

A sabedoria popular nos ensina a resolver praticamente qualquer problema

Por Roosevelt Garcia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
16 Maio 2017, 12h34

Dizem por aí que nós, humanos, estamos perdendo a conexão com o mundo espiritual, as coisas sobrenaturais, o inexplicável, e nos tornando materialistas demais. Há pouco mais de cinquenta anos, no entanto, nossas avós, principalmente aquelas que viviam no interior, tinham jeitinho pra tudo, sempre com a ajuda de simpatias, que para nós, olhando pelo lado mais científico, não fazem o menor sentido. Mas elas juravam que dava certo.  São milhares de simpatias para qualquer coisa que se possa imaginar. Algumas são um tanto sérias, mas a maioria soa engraçado. Mesmo assim, ninguém pode afirmar que elas não funcionam!
Divirta-se com algumas na nossa lista de “simpatias para tudo” dos tempos da vovó.

•    Para curar dor de ouvido: esfregue a cauda de um gato preto dentro das orelhas (nas orelhas de quem está com dor, não nas do gato!)
•    Para diminuir um galo na testa depois de uma batida: aperte uma faca de aço em forma de cruz no galo
•    Para curar alergia de pele: pegue uma telha de barro e quebre em 7 pedaços. Ferva em um litro de água e use essa água para dar banho na pessoa com alergia. Repetir o processo por 3 dias.
•    Para abrir o apetite das crianças: bata em um liquidificador 1 litro de Biotônico Fontoura, 1 lata de leite condensado e 3 ovos de pata com casca e tudo. Coe e guarde numa garrafa bem fechada, que deve ser enterrada por um mês. Depois, faça a criança beber o líquido todos os dias.

(Acervo/Divulgação)

•    Para acabar com soluços do bebê: pegue um fiapo da manta da criança, molhe com sua saliva e coloque na testa do bebê.
•    Para acabar com soluços de crianças: amarre um fiapo de palha de milho no dedo mindinho do pé esquerdo da criança.
•    Para ajudar a criança a falar as primeiras palavras: depois da passagem de ano, a primeira chuva de janeiro deve ser colhida em um copo e essa água deve ser dada para a criança beber.
•    Para fortalecer os cabelos:  em noite de lua cheia, corte as pontas do cabelo e coloque no tronco de uma bananeira ou de uma árvore em fase de crescimento.

(Acervo/Divulgação)

•    Para perder peso: durante uma lua minguante, pegar uma linha amarela (não, não é pra pegar o metrô, é uma linha mesmo), e sair no quintal segurando a linha com as duas mãos olhando para as estrelas. Escolha as estrelas bem pequenas, quase invisíveis. Dê um nó na linha, recitando o seguinte: “Estrela, estrelinha formosa e magrinha, me dê sua magreza que eu dou minha gordurinha”. E coloque a linha no pulso. Deve ser repetida em 3 luas minguantes.
•    Para diminuir a celulite: abra duas caixas de fósforo, deixando que todos os palitos caiam no chão. Pegue-os alternadamente, com a mão direita, depois a esquerda e assim sucessivamente, até que tenha pego todos os palitos. Faça isso por 13 dias consecutivos.
•    Para curar bronquite: coloque o doente encostado no batente da porta e meça sua altura, fazendo um furo no ponto medido. Coloque lá dentro uma mecha do cabelo da nuca do doente, e tampe o buraco com cera.
•    Para saber o sexo do bebê: coloque sob uma almofada um garfo, e sob outra uma colher. Se a grávida sentar na almofada com o garfo, a criança é um menino, se escolher a colher, é uma menina. A grávida não pode saber que a simpatia está sendo feita, pra dar certo.
•    Para ajudar a criança a começar a andar: levar a criança pela mão, varrendo o caminho onde ela vai passar.

(Acervo/Divulgação)

•    Para acabar com o mau hálito: mastigue um pedaço de papel branco por 3 minutos, pela manhã e à tarde.
•    Para ter tranquilidade em casa: pendure atrás da porta uma chave de aço, presa por um prego de aço.
•    Para acabar com brigas do casal: prenda 3 galhos de avenca com um alfinete na cortina do quarto.
•    Para ter sorte e prosperidade no ano novo: durante a passagem do ano, dance em volta de uma árvore.

(Acervo/Divulgação)

•    Para tirar o vício de beber: compre meio copo de leite materno de uma mulher que esteja amamentando. Tem que ser comprado, não pode ser doado.  Coloque nove gotas no copo do alcoólatra e dê o resto para um animal de estimação. Mentalize “O que você bebe (nome da pessoa) não beberá mais”. Repita por sete dias, até a pessoa ficar com nojo da bebida.
•    Para curar eczema: antes do sol nascer, numa sexta feira, coloque uma bacia com água no quintal. Ao meio dia, a pessoa deve lavar as partes doentes com essa água.
•    Para diminuir estrias: Passe nas áreas afetadas uma mistura de mel com óleo de amêndoas. Deve-se usar um lenço branco, e passá-lo de baixo para cima. Depois, enterre o lenço num jardim com rosas brancas floridas.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.