Praia Grande comemora meio século de emancipação com shows
Fábio de Melo, Anitta, NX Zero e Luan Santana já se apresentaram ali
Considerada um dos municípios com maior taxa de crescimento populacional no estado — passou de 20 000 habitantes nos anos 70 para 260 000 no censo de 2010 —, Praia Grande está atravessando um mês de celebrações pelo quinquagésimo aniversário de sua emancipação político-administrativa, datada de 19 de janeiro de 1967.
Encravado na região metropolitana da Baixada Santista, o local vem recebendo uma série de shows desde o fim do ano passado. Nomes como Fábio de Melo, Anitta, NX Zero e Luan Santana passaram pelo palco. Neste sábado, 21, será a vez da dupla sertaneja Pedro Paulo e Alex, no Kartódromo.
Até o século XVI, a área onde hoje está a cidade era habitada por índios tupiniquins. Trata-se da região que abrigou o início da colonização portuguesa no Brasil. A primeira vila fundada no país, em 1532, por Martim Afonso, foi a de São Vicente, à qual Praia Grande esteve vinculada até se tornar independente.
Nos anos 80, o então pequeno povoado começou a se desenvolver com a inauguração da Ponte do Mar Pequeno, que melhorou o acesso à capital.
O município recebe 300 000 visitantes nos fins de semana, com pico de 1,5 milhão de turistas durante o verão. É ainda um dos quinze municípios paulistas que carregam o título de estância balneária.