Clique e assine por apenas 6,90/mês

VEJA COMER & BEBER elege melhor brewpub da cidade

Nova categoria do guia gastronômico mais importante do país premiará bares que produzem e servem chope

Por Redação VEJA São Paulo - Atualizado em 1 Sep 2017, 19h22 - Publicado em 1 Sep 2017, 08h20

O mês preferido dos amantes de cerveja está chegando — em outubro rola a Oktoberfest, festival cervejeiro de Munique que se espalhou pelo mundo e acaba de aportar na capital. A edição paulistana vai acontecer no Anhembi entre 29 de setembro e 8 de outubro, com ingressos a partir de 100 reais. Terá atrações como Michel Teló, exibição de música típica da Bavária, roda gigante e, é claro, muuuito chope.

As fabricantes de cerveja Brahma e Germânia servirão versões especiais da bebida e pequenos produtores brasileiros e estrangeiros também oferecerão suas pedidas. “O formato é muito parecido com o existente na Europa”, afirma Walter Cavalheiro, presidente da WGroup, responsável pelo evento. “Começaremos menores, com capacidade para 130 000 frequentadores, mas em cinco anos queremos chegar a meio milhão de pessoas.”

Quem não aguenta esperar a festa não precisa passar sede. A capital está repleta de bares dedicados aos chopes fresquinhos para beber o ano todo. Muitos deles, inclusive, produzem o próprio líquido — são os brewpubs, que ganham espaço na capital. Dois novíssimos endereços, derivados de cervejarias nascidas na cidade, montaram locais para o público bebericar: o Trilha, em Perdizes, e o Dogma, em Santa Cecília.

Do fim de 2016 para cá, a categoria fortaleceu-se com a chegada do descolado Van Der Ale, na Vila Madalena, e do badalado Goose Island, em Pinheiros. Seguem firmes a Cervejaria Nacional, que atrai a Pinheiros, desde 2011, interessados na bebida, e o Les 3 Brasseurs, importado da França, em São Paulo desde 2013.

Continua após a publicidade

Em VEJA COMER & BEBER 2017/2018, o guia de gastronomia mais importante do país, a categoria dos brewpubs será premiada pela primeira vez. O estabelecimento vencedor — assim como todos os outros ganhadores em 41 categorias — será conhecido em uma festa marcada para o dia 21 na Casa Charlô, no Itaim Bibi. O guia chega às bancas e à casa dos leitores em 23 de setembro.

Publicidade