Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
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Um passeio pelos parklets que estão mudando a paisagem da cidade

A moda é importada e vem dos Estados Unidos: ocupar a área de dois automóveis na rua em frente a restaurantes, bares e endereços de comidinhas, entre outros tipos de estabelecimentos, com uma área de convivência. É, em geral agradável um espaço com bancos e plantas. Desde a adoção do modelo importado de São Francisco, […]

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Atualizado em 26 fev 2017, 18h16 - Publicado em 21 mar 2015, 17h58
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  • Projeto do Piselli: instalação em um único dia

    Projeto do Piselli: parklet com design famoso com instalação em um único dia

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    A moda é importada e vem dos Estados Unidos: ocupar a área de dois automóveis na rua em frente a restaurantes, bares e endereços de comidinhas, entre outros tipos de estabelecimentos, com uma área de convivência. É, em geral agradável um espaço com bancos e plantas. Desde a adoção do modelo importado de São Francisco, na Califórnia, pelo prefeito Fernando Haddad, os chamados parklets não param se multiplicar. Pouco a pouco vão mudando a paisagem paulistana. O curioso é que teoricamente os garçons não deveriam servir clientes nesses espaços, considerados de uso público. Na prática, não é o que acontece e os parklets viram extensão dos estabelecimentos.

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    O mais novo a aderir a onda é o Piselli, no Jardim Paulista. Como na maioria dos casos de parklets ligados à alimentação, o restaurante italiano tem como patrocinador a LVMH que produz o espumantes Chandon na Serra Gaúcha. O do Piselli será inaugurado somente em 31 de março, a terça da próxima semana. E a previsão é que até o fim deste mês cinco bares e restaurantes terão um parklet para chamar de seu: Barê, Alucci Alucci e Zena Caffè, no Jardim Paulista, e Meats e O Pasquim Bar & Prosa, em Pinheiros. Nesses endereços, o patrocínio é da cerveja Heineken.

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    O chef Mifano, do Vito: um dos pioneiros no uso da rua como extensão do restaurante (Foto: Ricardo D'Angelo)

    O chef Mifano, do Vito: um dos pioneiros no uso da rua como extensão do restaurante (Foto: Ricardo D’Angelo)

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    Com a multiplicação desse tipo de equipamento público, ampliaram-se as empresas fabricantes.O do Piselli foi encomendado à A Lot of Brasil, primeira e, até agora, única indústria brasileira a expor na Feira de Milão. “Nosso lounge será um espaço para arte”, exagera o sócio Juscelino Pereira. Outras empresas em atuação na cidade são Superlimão, Soul Urbanismo, Contents e Farah.

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    A Soul Urbanismo desenvolve projetos neste momento para a Frangaria, na Chácara Santo Antônio, o Espírito Santo, na Vila Olímpia, e o Le Vin Bistro, no Jardim Paulista. Também foi responsável pelo parklet do bar The Joy, em Higienópolis, bem em frente à Universidade Mackenzie.

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    La Bodeguita: patrocínio de uma marca de saquê (Foto: Leticia Moreira)

    La Bodeguita: patrocínio de uma marca de saquê (Foto: Leticia Moreira)

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    O pioneiro entre os restaurantes da cidade a aderir à tendência foi o Vito, na Vila Beatriz. Depois vieram muitos outros endereços, como o espanhol La Bodeguita, inaugurado em novembro do ano passado. Para quem quiser fazer um passeio pelos parklets, a rota pode incluir o restaurante árabe Tenda do Nilo, no Paraíso, a sorveteria Le Botteghe di Leonardo, no Jardim Paulista, o bar especializado em cervejas Empório Alto de Pinheiros, em Pinheiros, o bares Filial e Genésio, dos irmãos Altman, na Vila Madalena, e o Jacaré Grill, também na Vila.

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