Rodrigo Aguiar cozinha com o Filipe Leite do La Frontera
Chef revelação por VEJA COMER & BEBER 2017/2018 é o convidado para preparar menu especial no quatro-estrelas de cozinha variada
Pouco a pouco, o movimento iniciado dois anos atrás no La Frontera vai se tornando uma tradição. O chef Filipe Leite, responsável pelo menu do quatro-estrelas de cozinha variada, convida um colega para fazer parceria no fogão.
Assim desde 2017, passaram pela casa muitos chefs que comandam endereços campeões da edição especial VEJA COMER & BEBER. São nomes como o de Alex Atala, D.O.M., onde se encontra a melhor cozinha de autoral da cidade, Tatiana Szeles, do Marcha e Sai, vencedor na categoria bom e barato de comidinhas, o chef do ano Paulo Shin, do ótimo Komah, entre outros.
Nesta terça (26), Rodrigo Aguiar, também premiado, pela edição 2017/2018 de COMER & BEBER como chef revelação à frente de seu restaurante, o Rios no Tatuapé, prepara com o anfitrião um menu feito na grelha, característica do La Frontera. “Não conhecia o restaurante e queria homenageá-los de alguma forma, utilizando a brasa”, conta Aguiar.
Sobre o uso da grelha, Aguiar tem uma teoria. “Todos os chefs têm uma fissura, uma tara por defumação feita com carvão, principalmente com brasa”, acredita. Filipe Leite concorda e entrega que todos os colegas que estiveram nesses encontros a quatro mãos contaram desejar uma churrasqueira como a do La Frontera. “Nossa cozinha não é muito tecnológica, mas tem esse lado rústico que agrada os chefs”.
No La Frontera, o menu de cinco etapas criado por Rodrigo custa 137 reais e tem toques contemporâneos. Conta com pedidas como um pão sourdough de centeio com rapadura tostado na brasa na companhia de manteiga de cachaça e cumaru, para o couvert, e cebola assada no melaço e no tomilho, com espuma de cebola tostada e emulsão de ouriço de segunda entrada.
Um cupim defumado durante 48 horas guarnecido de purê de cenoura e zimbro mais emulsão de coentro, couve e minicenoura grelhada faz o papel de prato principal. De sobremesa, reserva o sorbet de erva-doce com musse de iogurte e morango marinado em calda de pimenta dedo-de-moça.
Rodrigo Aguiar, que inaugurou recentemente uma casa de sanduíches, a Zoe Sandwich Shop, deixa escapar que passou por fase de adaptação depois de faturar o prêmio de chef revelação no Rios. “Estou em uma região difícil e, com a procura mais alta depois da premiação, acabei me adaptando ao gosto das pessoas, perdendo um pouco da minha identidade”, assegura e apontando uma correção de rota. “Há quatro ou cinco meses, estou me readaptando. Quero voltar a trabalhar com pratos contemporâneos, que valorizem produtos brasileiros.”
Ainda em uma conversa com Aguiar, foi perguntada a possibilidade de ele mudar seu restaurante para outra região da cidade. O chef revela que recebeu várias propostas, mas que não pretende sair da Zona Leste. “Abracei a ideia de trazer o novo para a região e eu quero continuar insistindo nisso”, garante. Os convites para abrir outras casas, inclusive com diferentes abordagens e tipos de cozinha, existem e não são descartadas pelo cozinheiro.
Para participar do evento, é necessário fazer reserva pelo número 3159-1197. O evento de abril já tem data para acontecer, e contará com a presença de Rodrigo Oliveira, do Mocotó, na noite do dia 17 de abril.
Com reportagem de Gabriela Santos
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil
E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha.