Menu em homenagem ao centenário do chef do Marcel
Raphael Durand Despirite estreou como chef de cozinha com apenas 20 anos no Marcel, restaurante de sua família desde o fim da década de 1960. Ainda que em um primeiro momento ele pensasse em ser restaurateur como o pai, Demerval Despirite — sim, Raphael queria cuidar apenas da parte administrativa do negócio –, ele se […]
Raphael Durand Despirite estreou como chef de cozinha com apenas 20 anos no Marcel, restaurante de sua família desde o fim da década de 1960. Ainda que em um primeiro momento ele pensasse em ser restaurateur como o pai, Demerval Despirite — sim, Raphael queria cuidar apenas da parte administrativa do negócio –, ele se tornou um profissional de forno e fogão. Certamente, essa escolha deve ter sido influenciada pelo avô Jean Durand, confeiteiro nascido em Lyon e que, depois de mudar-se para São Paulo, ajudou a celebrizar os suflês na cidade.
Durand, que completaria 100 anos, ganhou uma homenagem do neto, um menu especial servido sempre no jantar e no almoço de domingo. Confira um pouco da história do cozinheiro, que lutou durante a II Guerra Mundial, e um pouco da história de Raphael, um corintiano roxo das panelas.
+ Leia a matéria sobre o centenário de Jean Durand na íntegra
Só para esclarecer uma confusão recorrente, embora muita gente pense que Durand tenha fundado o Marcel e fosse ele o próprio, foi outro francês que abriu o bistrô, originalmente na Rua Epitácio Pessoa, no centro da cidade. O restaurante foi montado por Marcel Aurières, irmão de outro francês notável na gastronomia paulistana, Alfred Aurières, criador do Freddy.
Confira nos links abaixo algumas das receitas que compõem o menu comemorativo e prepare você mesmo em casa:
Mexilhões ao vinho branco
Bacalhau assado com lentilhas
Suflê de queijo gruyère