Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

MasterChefBR: noite de aves sem penas

Se Iranete se mostrou boa estrategista duas semanas atrás ao distribuir a mandioca e seus derivados para os participantes do MasterChef Brasil prepararem, nesta semana ela mandou muito mal. Ela que havia colecionado inimigos dos dois lados da tela, era líder de um grupo e tinha como rival o outro baiano do programa, o Cristiano. […]

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 26 fev 2017, 15h47 - Publicado em 30 jun 2015, 21h50
Frabrice Lenud, da Pâtisserie Douce France: prova do creme de confeiteiro (Fotos: Carol Gherardi/Band)

Frabrice Lenud, da Pâtisserie Douce France: prova do creme de confeiteiro (Fotos: Carol Gherardi/Band)

Se Iranete se mostrou boa estrategista duas semanas atrás ao distribuir a mandioca e seus derivados para os participantes do MasterChef Brasil prepararem, nesta semana ela mandou muito mal. Ela que havia colecionado inimigos dos dois lados da tela, era líder de um grupo e tinha como rival o outro baiano do programa, o Cristiano.

+Erick Jacquin é autor do menu do novo Le Bife
+ Polêmica do foie gras: chefs comentam a proibição

Eram duas equipes competindo e tinham uma missão muito especial: preparar os aperitivos na festa de aniversário do cônsul da França, Damien Loras. Nem preciso dizer que foi uma confusão geral na cozinha da casa do diplomata, com os masterjurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Henrique Fogaça (Sal GastronomiaAdmiral’s Place e Cão Véio) e Erick Jacquin (Tartar & Co) berrando sem parar. O goela de Jacquin deve ter discotecado parte da festa, tamanha a quantidade de urros emitidos eles. Iranete como cabeça de time nadou no comando e, seu arquiinimigo Cristiano, um agente de trânsito acostumado a controlar ruas, saiu-se vitorioso. E com fala mansa.

Aritana: vencedora da prova lasanha

Aritana: vencedora da prova lasanha

O castigo para o grupo de Iranete era preparar uma lasanha — da massa até a retirada do forno. Embora essa parecesse uma prova tranquila, todos fizeram bobagem, inclusive a vitoriosa Aritana — aquela que mata um boi –, que tentou primeiro fazer massa de farinha integral, mas precisou jogar tudo fora. Foi um programa do desperdício. Iranete, sempre na zona de conforto, abriu a massa no muque e preparou a clássica lasanha paulistana de queijo e presunto. Teve uma das piores avaliações. Só não foi pior que Izabel que fez um grude de massa. Resultado: Izabel foi a eliminada da noite.

Continua após a publicidade

+ Marc Le Dantec é o novo chef do Figo

Na prova desta noite, será necessário fazer uma sobremesa diante dos olhos atenciosos de um dos melhores confeiteiros clássicos em atuação no país, o francês Fabrice Lenud (Pâtisserie Douce France). Não deve ser nada fácil a vida desses concorrentes, que terão a obrigação de usar creme de confeiteiro no doce que elaborarem. Mexer com açúcar não é simples porque se trata de uma ciência precisa, que não admite erros. É bom lembrar que até brigadeiro desanda.

Jacquin com Iranete: o chef avalia a rainha da careta

Jacquin com Iranete: o chef avalia a rainha da careta

Quem não passar nessa prova, terá de preparar uma ave exótica. Dessa vez, sem plumas. Vale lembrar que os participantes já tiveram de depenar e esquartejar um frango num episódio anterior. Será uma revoada de faisão, avestruz, galinha-d’angola, codorna, marreco, pato, peru e um galeto, que de exótico não tem nada. Para piorar o clima, cada participante tem de adivinhar o bicho que lhe coube. Quem errar, dança e entra numa contabilidade de tempo das piores. Tem 20 minutos a menos para trabalhar. É literalmente uma prova de resistência.

+ La Guapa, empanaderia de Paola Carosella
+ Passeio pelo Eataly em fotos inéditas
+ Eataly: um tour em vídeo
+ Receita: bolo brigadeiro sem leite condensado
+ Bolo brigadeiro passo a passo

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Continua após a publicidade

Publicidade