Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Chef Paola Carosella, do Arturito, abre casa de empanadas

Sem alarde, a La Guapa Empanadas Artesanais e Café vem sendo gestada desde agosto do ano passado e encontra-se quase pronta para a inauguração. Por preciosismo com os detalhes, seus proprietários devem esperar até o início de maio para fazer a abertura.  A nova casa ficará na Rua Bandeira Paulista, a dois passos da Joaquim […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 22h22 - Publicado em 28 mar 2014, 19h53
Carosella: entre o Arturito e o La Guapa, a casa de empanadas

Carosella: entre o Arturito e o La Guapa, a casa de empanadas

Sem alarde, a La Guapa Empanadas Artesanais e Café vem sendo gestada desde agosto do ano passado e encontra-se quase pronta para a inauguração. Por preciosismo com os detalhes, seus proprietários devem esperar até o início de maio para fazer a abertura.  A nova casa ficará na Rua Bandeira Paulista, a dois passos da Joaquim Floriano.

+ Para bancar o chef: as receitas de VEJA SÃO PAULO

Por trás da empanaderia, esconde-se um dos nomes mais cintilantes da gastronomia paulistana: a argentina Paola Carosella, premiada chef do ano pela edição especial “Comer & Beber” de 2010. Seu restaurante, o Arturito, em Pinheiros, levou o troféu de melhor variado em 2009 e 2010. Na montagem da nova casa, ela se associou a Benny Goldenberg, proprietário do Mangiare Gastronomia, na Vila Leopoldina – desde janeiro, o empresário também se tornou sócio de Paola no Arturito, no qual tem 15% de participação e responsabilidade cuidar da administração do restaurante.

O logotipo da loja  que será inaugurada no Itaim em maio

O logotipo da loja que será inaugurada no Itaim em maio

Continua após a publicidade

A La Guapa Empanadas Artesanais e Café terá um menu enxuto e muito barato. Cada uma das sete versões de empanadas, reunidas em um cardápio que você confere com exclusividade no fim desta nota, deve custar 6,30 reais. “Só não quero que chamem nosso produto artesanal de gourmet”, protesta Paola, para fugir desse rótulo desnecessário e banalizado.

Só não quero que chamem nosso produto artesanal de gourmet

Paola e o sócio Goldenberg: apenas sete empanadas (Fotos: Lucas Lima e divulgação)

Paola e o sócio Goldenberg: apenas sete empanadas (Fotos: Lucas Lima e divulgação)

Tudo será produzido na loja de apenas 80 metros e com capacidade para no máximo vinte lugares. Os salgados serão fechados diariamente e assados na hora do pedido. Paola conta ainda que fará uma salada com folhas orgânicas e três doces: o sorvete de doce de leite que serve no Arturito, o tabletón mendocino (uma espécie de mil-folhas) e um alfajor de massa de chocolate com recheio de noz-pecã. Para beber, haverá café e taças de vinho.

Continua após a publicidade
Salteña de carne, batata, ovo caipira e azeitona (Foto: Mario Rodrigues)

Salteña de carne, batata, ovo caipira e azeitona (Foto: Mario Rodrigues)

“Montamos a loja do zero”, conta Goldenberg. “Não havia comércio de comida no local.” Responsável pelos números, ele contabiliza um investimento baixo, entre 50 e 60 mil reais. Também adianta que esse é um dos vários modelos desenvolvidos para o novo negócio, para o qual tem planos ambiciosos. “Pretendemos replicar essa primeira unidade, já que foi projetada para uma expansão e pode ter muitos outros formatos. Até o final de 2014 teremos quatro ou cinco lojas na cidade.”

Confira o menu de estreia:

Cardápio de inauguração

Cardápio de inauguração com recheios e formatos de cada salgado

Continua após a publicidade

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.