Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Exclusivo: um passeio pelo Eataly em fotos inéditas

Tem data marcada: 19 de maio é a inauguração oficial do Eataly São Paulo. O super-empório começou a ser erguido em outubro do ano passado, não sem um certo atraso, depois que o proprietário brasileiro, o Grupo St Marche, representado pelos sócios Bernardo Ouro Preto e Victor Leal conseguiram achar e alugar um terreno no […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 fev 2017, 16h41 - Publicado em 9 Maio 2015, 15h40
O chef Duh Cabral: responsável por sete restaurantes temáticos

O chef Du Cabral: responsável por sete restaurantes temáticos (Fotos: Mario Rodrigues)

Tem data marcada: 19 de maio é a inauguração oficial do Eataly São Paulo. O super-empório começou a ser erguido em outubro do ano passado, não sem um certo atraso, depois que o proprietário brasileiro, o Grupo St Marche, representado pelos sócios Bernardo Ouro Preto e Victor Leal conseguiram achar e alugar um terreno no Itaim para erguer o prédio de três pavimentos e dois subsolos onde antes funcionava uma concessionária. A etapa seguinte foi o desenvolvimento da planta no interior do shopping culinário, feito totalmente na Itália pelo arquiteto Carlo Piglione. “Não é só o projeto, mas também muitos móveis e equipamentos”, explica Leal.

+ Mapa do Eataly: o shopping gastronômico andar por andar

Entramos no Eataly antes de todo mundo para que você pudesse ter uma ideia de como será cada um dos espaços depois da abertura. As fotos inéditas da galeria no fim deste post, feitas por meu colega Mario Rodrigues, revelam detalhes de como funcionará a maioria dos setores.

Continua após a publicidade
Eataly: três pavimentos para fãs da gastronomia italiana (Fotos: Mario Rodrigues)

Eataly: três pavimentos para fãs da gastronomia italiana

Em cada cidade que o Eataly é inaugurado, ele tenta mimetizar um pouco da cultura local. Com arquitetura moderna, o shopping gastronômico é uma caixa  de vidro sustentada por vigas metálicas vermelhas. “Queríamos homenagear o Masp”, diz Ouro Preto. Na abertura, não haverá a presença de estrelas internacionais. No entanto, estarão aqui no dia 12 para conversar com a imprensa a seleção composta pelo próprio fundador Oscar Farinetti,  Lucca Baffigo (CEO do Eataly Internacional), Mario Batali (dono de 23 restaurantes, entre eles o Del Posto, quatro estrelas máximas pelo diário The New York Times, e sócio dos Eataly Nova York, Eataly Chicago e Eataly São Paulo), Lidia Bastianich (sócia de Batali em todos esses empreendimentos, chef comandante de programas de TV e responsável por toda a parte de cursos do Eataly) e Carlo Petrini (presidente do Movimento Slow Food). Possivelmente, você lerá e ouvirá falar muito deles.

Quanto à parte operacional, para por a megaloja em funcionamento, foi necessário contratar 520 funcionários. Essa força tarefa se compõe de:

Continua após a publicidade

 95  chefs, subchefs, chefs de partida e ajudantes de cozinha

250   gerentes, garçons, cumins e hostess

150 coordenadores, repositores, estoquistas, consultores de atendimento

Continua após a publicidade

5  responsáveis pela manutenção

20 colaboradores administrativos

A equipe de cozinha é liderada pelo chef Du Cabral, que tem como braço direito o suchef Thiago Saldiva.  Estão sob a responsabilidade deles os sete restaurantes temáticos espalhados pelos dois primeiros pisos do supermercado. A dupla tem ainda ainda apoio direto do segundo subchef, Rafael Leão. Em cada um dos restaurantes há um chef de partida: Yuri Omori (La Carne), Vanessa Zenke (no duo Le Verdure e Il Crudo), Leandro Prado (Il Pesce), Guto Jaffet (Il Fritto) e Luana Barzone (La Pasta), além da pizzaria Rossopomodoro. Duh Cabral só não dá pitaco no Brace Bar e Griglia, território de Ligia Karazawa (ex-Clos de Tapas, hoje apenas Clos), que tem o apoio dos subchefs Leonardo Bahiense e Julian Rigo.

Continua após a publicidade

Entre os seis italianos enviados pela matriz, Alessandro Moretti cuida da adega com 888 rótulos e Marco Di Roma coordena a padaria, onde há um especialíssimo forno a lenha espanhol Sebastiá, considerado um dos melhores do mundo. A pizzaria está nas mãos do Simone Ferraro, o responsável por comandar a dupla de forno napolitanos Stefano Ferraro.

O Eataly fica no número 1489 da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, no Itaim Bibi. Deve tornar ainda mais congestionado o trânsito anda-empaca da região.

Saiba com exclusividade como será o Eataly por dentro:

 

#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

+ Receita: tiramisu original. É  bico!
+ Filhote do Maní, Manioca fica no Shopping Iguatemi
+ Ana Paula Padrão conta detalhes sobre o próximo MasterChef

Continua após a publicidade

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.