Cozinha do Lorençato convida Luiz Eduardo Fernandes
À frente do Bar do Luiz Fernandes, fundado pelos pais, Idalina e Luiz Fernandes, empresário revela segredos dos 50 anos do boteco mais famoso da Zona Norte
O Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, está que é só petisco. Nada difícil de entender. O convidado do episódio #56 é Luiz Eduardo Fernandes, o Edu, que junto com os pais, Luiz e Idalina Fernandes, comanda o melhor boteco da Zona Norte, o Bar do Luiz Fernandes.
O público que costumava baixar por lá, de todos os cantos da cidade para curtir os salgadinhos criados por dona Idalina, uma fofa. O mais famoso deles lembra uma almôndega sequinha. “Minha mãe e minha avó começaram a fazer o bolinho de carne e fritavam num fogareiro junto do balcão. E aí pegou. Foi assim que começou o Bar do Luiz Fernandes”, conta Edu.
Minha mãe e minha avó começaram a fazer o bolinho de carne e fritavam num fogareiro junto do balcão. E aí pegou. Foi assim que começou o Bar do Luiz Fernandes
Luiz Eduardo Fernandes, do Bar do Luiz Fernandes
Até se virar um barzinho para atender a vizinha cinquenta anos atrás, o lugar era uma venda familiar que andava mal das finanças. “Cinquenta anos é uma data muito esperada. Ter um negócio com essa idade numa cidade como São Paulo e continuar de pé depois de tanto tempo é muito difícil”, garante o empresário do alto de sua longa experiência.
Ele sabe também a importância da ótima seleção de acepipes. Tanto que um deles, o bolinho basco, feito de bochecha bovina e inspirado em uma receita espanhola, foi premiado como o melhor petisco da cidade por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER 2018. “A bebida representa 60% do meu faturamento. Porém, não é pela cerveja que as pessoas vêm aqui, mas por causa da nossa comida, sempre preparada com muito carinho”, diz Edu.
Cinquenta anos é uma data muito esperada. Ter um negócio com essa idade numa cidade como São Paulo e continuar de pé depois de tanto tempo é muito difícil
Luiz Eduardo Fernandes, do Bar do Luiz Fernandes
Originalmente prevista para maio, mês da fundação do Bar do Luiz Fernandes, a festa foi adiada, mas deve rolar assim que possível. Talvez em novembro. “Queremos comemorar o aniversário de cinquenta anos, mas terá de ser uma coisa responsável. Não dá para reunir 4.000 pessoas no meio de uma pandemia”, assegura.
Queremos comemorar o aniversário de cinquenta anos, mas terá de ser uma coisa responsável. Não dá para reunir 4.000 pessoas no meio de uma pandemia
Luiz Eduardo Fernandes, do Bar do Luiz Fernandes
Bom de prosa, Edu teve tempo ainda de responder quem é o cliente ideal: “O melhor tipo de freguês é o que faz do bar o quintal da sua casa. O pior é aquele que quer privilégios. Todo mundo é igual.”
Para ouvir esse papo derramado de gostosuras, dá o play no YouTube, no Spotify, no Deezer ou aqui:
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma