Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Janaína Torres: a melhor chef do mundo é do Brasil

Júri do ranking 50 Best, formado por cozinheiros, donos de restaurantes, foodies, influenciadores e jornalistas, elege a paulistana a melhor chef do mundo

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 21 mar 2024, 18h02 - Publicado em 21 mar 2024, 16h31

É do Brasil. Exatamente uma década depois de Helena Rizzo, do Maní, se consagrar a melhor chef do mundo pelo ranking 50 Best, o prêmio volta ao país. Janaina Torres (que não assina mais Rueda) é a número 1 do planeta.

Ela conquista o título a partir de votos de um júri composto de 1080 profissionais de cozinha, restaurateurs, foodies, influenciadores e jornalistas especializados. A paulistana Janaína está no comando do Bar da Dona Onça e d’A Casa do Porco, restaurante que desde 2023 ocupa o posto de número 12 no mundo.

O título, em inglês Best Female Chef e anunciado nesta quinta (21), consagra a carreira da profissional de 49 anos que tem ainda no portfólio de negócios do qual é sócia o restaurante para almoços expressos Merenda da Cidade, a lanchonete Hot Pork e a Sorveteria do Centro. Todas essas casas ficam na região central da capital paulista, próximas à Praça da República.

Houve um prenúncio de que Janaína seria escolhida para o prêmio mundial, já que ela foi a eleita a melhor chef da América Latina pela versão regional do ranking. É a demonstração de como ela se tornou uma personagem feminina influente no universo culinário, dominado por homens. Os papéis de ativista, mãe e empresária também devem ter pesado nessa escolha.

Continua após a publicidade

Como Janaína Torres costuma dizer, ela espera que o título incentive outras mulheres a brilhar na profissão, hoje das mais concorridas. Esse tipo de acontecimento é um estímulo em especial para aquelas jovens que estão ingressando na área.

Para quem é fãs de rakings, vale tomar nota. Esse é o primeiro de outros prêmios que rolam ao longo deste ano pelo 50 Best. Só em 5 de junho será conhecida a lista The World’s 50 Best Restaurants 2024, com cerimônia marcada na cidade americana de Las Vegas.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

Continua após a publicidade

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.