Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Epice: Landgraf lança menu degustação e registra em fotos

Para saborear também com os olhos Eleito chef revelação pela última edição especial “Comer & Beber”, Alberto Landgraf, do Epice, é um dos mais talentosos profissionais em atuação na cidade. Em dezembro, o cozinheiro deu início a uma parceria com o fotógrafo Tadeu Brunelli para registrar suas criações culinárias, entre elas o polvo cozido em […]

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 fev 2017, 12h37 - Publicado em 24 mar 2012, 00h45

Landgraf: menu degustação e imagens para um livro (Foto: Tadeu Brunelli)

Para saborear também com os olhos

Eleito chef revelação pela última edição especial “Comer & Beber”, Alberto Landgraf, do Epice, é um dos mais talentosos profissionais em atuação na cidade. Em dezembro, o cozinheiro deu início a uma parceria com o fotógrafo Tadeu Brunelli para registrar suas criações culinárias, entre elas o polvo cozido em baixa temperatura. Objetivo: ilustrar um futuro livro de receitas como ser conferido na sequência de fotos abaixo.

Na conversa que tive com Landgraf, ele contou que é responsável pela direção de arte dos registros fotográficos. “Os pratos estão todos sobre uma superfície branca e com uma quantidade menor de ingredientes do que é servida para os clientes. Queria apresentar tudo com mais delicadeza”, diz.

Cardápio

#gallery-6 {
margin: auto;
}
#gallery-6 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-6 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-6 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

 

Menu degustação

Como havia informado em um post publicado em 29 de dezembro, Landgraf estava preparando o menu degustação desde outubro. Finalmente, a seleção de pratos ficou pronta e deve ser lançada na terça (27). Chegam à mesa sempre no jantar e na seguinte sequência:

▪ orelha de porco, mostarda e couve
▪ emulsão de mexilhão, mexilhão sauté, gelatina de limão e flor de tomilho
▪ cenoura e cacau moído
▪ confit de garoupa, picles de legumes crus
▪ músculo de wagyu , miniarroz da novissima marca Retratos do Gosto, tutano sauté
▪ picles de maçã verde, sorbet da mesma fruta e endro fresco
▪ chocolate AMMA: 45%, 50% e 75% em diferentes texturas

Continua após a publicidade

O menu inclui couvert, água, café e petit-fours e custa 165 reais por pessoa.

Landgraf preparou essas sugestões para que pudessem ser harmonizadas com o champanhe Ruinart Blanc de Blancs ou Rosé. Não por acaso. O Epice acaba de ser escolhido  a embaixada dos espumante francês que integra o portfólio de bebidas de luxo Moët Hennessy.

Servido para duas pessoas na companhia de uma garrafa do champanhe, o menu sai por 470 reais. Se pedida sozinha, a garrafa custa 219 reais.

#gallery-7 {
margin: auto;
}
#gallery-7 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 25%;
}
#gallery-7 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-7 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Continua após a publicidade

 

Entrevista*

Versão blanc des blancs: harmonização com o novo menu degustação

Conversei com Gabriela Moreno, diretora de marketing e comunicação da Moët Hennesy agora pela manhã. Leia o depoimento da representante do grupo sobre a escolha do Epice para ser a embaixada do champanhe Ruinart no Brasil:

Continua após a publicidade

“Ficamos entusiasmados com a proposta de gastronomia e arte de receber do Epice. Tem muito a ver com a Ruinart, embora o restaurante seja muito novo e a Ruinart a mais antiga casa de Champagne da França e, consequentemente, do mundo.

Começamos nossa avaliação em outubro do ano passado. Com certeza, pesou na nossa decisão de tornar o restaurante a embaixada da marca a eleição de Alberto Landgraf como chef revelação pela edição “Comer & Beber” de VEJA SÃO PAULO. A chancela de vocês foi muito importante, avalizou a nossa decisão. Batemos o martelo no dia 8 deste mês.

Há muitas peculiaridades entre os dois. O restaurante segue um estilo butique, é pequeno e acolhedor. Por isso, tem muito a ver com nossa maison, também muito pequena. Além disso, é pouco conhecida pelos paulistanos, aliás, ainda pouco divulgada no Brasil.

Foi uma oportunidade para colocar esse champanhe para harmonizar com os pratos de um chef diferenciado. Acreditamos no potencial dele, um jovem que se destaca no mercado de São Paulo. Juntos, construiremos uma história para marca no Brasil.”

Continua após a publicidade

* Entrevista realizada em 26 de março de 2012

Cardápio

(Clique na imagem para ampliar)

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.