Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Henrique Fogaça vai às lágrimas na eliminação MasterChef desta terça (17)

Em vez de mandar sentar na graxa, o jurado durão chora com a despedida de participante nesta reta final do reality. Preparem seus lencinhos

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h14 - Publicado em 17 jul 2018, 11h18

O modo “desespero” será a tônica do MasterChef Brasil desta terça (17). Não é para menos. Há dois testes para lá de difíceis no episódio. Nesta, que será a última prova em equipe (lembre-se, este crítico participou da anterior no restaurante Vista como um dos avaliadores e você pode ler clicando aqui), a tarefa será preparar um menu completo em uma vinícola gaúcha. De volta ao estúdio, terão uma aula do chef Laurent Suaudeau e repetirão a receita de um peixe. É aí que o caldo entorna e até o coração-de-pedra Henrique Fogaça se emociona com a eliminação, como detalho adiante (sem spolier!).

Na primeira prova, os competidores são levados à Serra Gaúcha. Ao chegarem à vinícola Casa Perini, terão como cenário o Vale Trentino, na cidade de Farroupilha e a missão de fazer um menu completo, com entrada, prato e sobremesa. Mas não é só. Cada prato deverá harmonizar com bebidas da empresa familiar, fundada em 1929.

Primeiro teste: rótulos de vinícola que existe desde 1929 (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

No total, foram escolhidos quatro rótulos produzidos pela Perini. A entrada terá como parceiro um espumante rosé. Para o prato principal, ocorrerá a divisão em dois tintos diferentes. Um par de competidores ficará com o varietal merlot e o outro, com o Solidário, blend de cabernet sauvignon e merlot com parcela de suas vendas destinadas a entidades em prol do combate ao câncer de mama e do tratamento de pacientes hemofílicos.

Continua após a publicidade
Eliane e Maria Antonia: parceria reafirmada (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Para a sobremesa, estará reservado o espumante moscatel, que se tornou emblemático ao ser escolhido no ano passado pelo World Ranking of Wines & Spirits (Ranking Mundial de Vinhos & Destilados) como o quinto melhor do mundo em lista divulgada anualmente pela Associação Mundial de Escritores e Jornalistas de Vinhos & Destilados, como escreveu o repórter Saulo Yassuda em seu blog Notas Etílicas. Que dificuldade, não?

Thiago: trabalho com o rival Hugo (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Embora o tempo de 2h30 não seja curto, não faltarão correrias e atropelos para as duplas de meninas contra meninos. Formarão parceria Maria Antonia e Eliane, que enfrentarão Hugo e Thiago. Quando os jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) e Fogaça (Sal GastronomiaJamile e Cão Véiopassarem perguntando sobre os pratos, um dos times ficará completamente atrapalhado e logo na elaboração da entrada. Haverá uma mudança de plano, mas que não será bem resolvida. Parece até que os competidores estão dispostos a perder e alternarão altos e baixos até o fim da prova.

Maria Antonia com Paola e Fogaça: uma sommelière numa prova com vinhos (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

A avaliação será feita pelo trio Carosella, Jacquin e Fogaça mais quatro pessoas da família Perini. Um complicador extra para atazanar a vida dos competidores: o teste de desempenho será individual e três poderão ser obrigados a fazer a prova final, não só a dupla perdedora.

Continua após a publicidade
Juradões na despedida anterior: abraço em Katleen (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Na cozinha estúdio, serão decididos os nomes que estarão na berlinda. Ao mesmo tempo, os participantes saberão quem é o convidado especial. Ninguém menos do que o talentoso, refinado e exigente chef francês Laurent Suaudeau, um especialista em juntar ingredientes brasileiros a técnicas de seu país. Apresentado por Ana Paula como o chef dos chefs, Laurent foi mentor de cozinheiros famosos, entre eles Jefferson Rueda, que também participou desta temporada, e Francisco Pinheiro, o paizão que ficou em segundo lugar na última competição para profissionais.

Hugo sem alternativa: dupla com o major (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Considerada impecável, a aula causará comoção tanto nos amadores quanto no trio de jurados. O prato é uma pescada dividida em dois filés e montada como um sanduíche, e recheada de musse do próprio pescado com legumes cortados em brunoise, ou seja, em cubinhos. Comentarão os jurados que o resultado ficará de sutileza extraordinária, completada por molho de limão e manteiga. Aí residirá o perigo. Como amadores conseguirão reproduzir essa receita tão delicada em apenas 1h15 com Padrão contando cada minuto?

Nessa reta final, é comum os jurados ficarem muito emocionados ao ser apresentado o nome de quem parte a cada eliminação. E, dessa vez, o linha dura Fogaça não mandará ninguém sentar na graxa. Mas ficará tão tocado, engasgado mesmo, que chegará a verter lágrimas no anúncio de quem vai se juntar a Katleen, que deixou a disputa na semana anterior. Quem diria! Preparem seus lencinhos.

Resultado

E major Thiago Gatto, um cozinheiro de futuro, deixou o programa diante de um Fogaça de olhos marejados.*

Continua após a publicidade

* Atualização quarta, 18 de julho de 2018 às 0h35.

Conheça os participantes que ainda estão na disputa:

(Divulgação/Divulgação)

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.