Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Minha participação e os bastidores do MasterChef desta terça (3)

Saiba tudo o que rolou na prova em grupo do reality, realizada no restaurante Vista, no MAC-USP

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 4 jul 2018, 18h23 - Publicado em 4 jul 2018, 15h08

Tive a felicidade de participar mais uma vez do MasteChef Brasil, o programa que incentiva quem tem medo do fogão a encarar a cozinha e ser feliz. Sim, o trio de jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal GastronomiaJamile e Cão Véioé bravo, mas também generoso em seus ensinamentos. Aprende-se com erros e acertos dos participantes. E o melhor é compartilhar esse entusiasmo, a paixão por cozinhar.

Dessa vez, minha missão era avaliar uma prova em grupo. Tive ao meu lado a jornalista Patrícia Ferraz, do caderno Paladar, e a food designer Simone Mattar. O cenário não era o estúdio da Band, como em minha participação anterior, mas o restaurante Vista que tinha acabado de ser inaugurado na cobertura do Museu de Arte Contemporânea, o MAC-USP, um lugar lindo voltado para a bela paisagem do Parque do Ibirapuera . Estou falando do mês de abril.

Momento da avaliação: vitória da equipe azul pela coerência do menu (Band/Reprodução/Veja SP)

Entre outros cuidados da equipe de produção, não entramos em contato com os participantes. Ao chegarmos do museu, aguardamos no térreo antes de subir ao restaurante. Os cozinheiros amadores nunca sabem quem são os convidados e, como se viu na TV, ficam surpresos e assustados.

Os críticos só foram apresentados ao menu minutos antes de ser iniciado o serviço. Nesse almoço, era necessário fazer uma reinterpretação de clássicos internacionais das cozinhas francesa e italiana. Com o tempo cronometrado, os pratos foram chegando um a um.

Continua após a publicidade
Avaliação em conjunto com Simone Mattar e Patricia Ferraz: longe da cozinha (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

A avaliação dos convidados se restringe apenas ao sabor. Por isso, estávamos completamente isolados da cozinha. Só vez ou outra, ouvíamos algum berro de um dos jurados sem entender direito o que era dito. Assistindo ontem à noite, fica-se sabendo que estavam ajudando a botar ordem no desenvolvimento do trabalho.

Embora estivesse num grupo menor, a equipe a azul, liderada por Maria Antonia e composta por Eliane e Thiago, levou a melhor. Por um motivo muito simples: eles fizeram um cardápio mais ousado, uma reinterpretação das receitas pedidas. É verdade que a sobremesa estava grandalhona, mas boa no sabor.

O diretor Pato Diaz (de rosa), Paola Carosella, Henrique Fogaça e Marisa Mestiço: equipe de produção com mais de 150 pessoas (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

Os vermelhos, que só ontem descobri que era desorganizados na cozinha, não saíram da zona de conforto. Embora saborosas, as sugestões passavam longe de reinterpretações. O melhor delas, ao menos na apresentação, era a sobremesa do Hugo, cozinheiro e que voltou em uma repescagem do aconteceu com a Izabel Alvares na segunda temporada. Só não curti o gostinho de ovo que sobrou no curd de limão, o creme que recheava a carolina.

E quem diria que a eliminação seria dupla? Ninguém mesmo, ainda mais com dois fortes candidatos como o padre Evandro, elogiado pela mão para temperos, e o Victor Hugo, um fã da culinária francesa que se aventurou em fazer um tempurá.

Agora, é acompanhar até 31 de julho, quando se saberá o nome do vencedor. Lembro novamente que só dois chegarão à final. Até lá, vai ter muita torcida, choro e protesto dos fãs indignados com a partida dos cozinheiros amadores. Essa é a magia do MasterChef.

Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.