Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Notas Etílicas Por Saulo Yassuda Dicas, novidades e observações do mundo dos bares e das bebidas

Espumante gaúcho de menos de 50 reais é 5º melhor vinho do mundo

O resultado foi divulgado pelo World Ranking of Wines & Spirits (Ranking Mundial de Vinhos & Destilados)

Por Saulo Yassuda Atualizado em 17 fev 2021, 18h49 - Publicado em 28 set 2017, 19h09

Viva as borbulhas do Sul! Onze vinhos brasileiros, todos eles espumantes gaúchos, estão entre os 150 melhores do mundo. O resultado foi divulgado pelo World Ranking of Wines & Spirits (Ranking Mundial de Vinhos & Destilados).

O melhor colocado nacional é o Casa Perini Moscatel, em 5º lugar, produzido a partir das uvas moscato, cultivadas na região da Farroupilha, na Serra Gaúcha.

“O Casa Perini Moscatel é um vinho muito elegante. Não deixa de mostrar as características típicas da uva e consegue combinar doçura e acidez, o que o deixa fresco e não enjoativo”, opina o sommelier Daniel Lage, sócio do Red Buteco de Vinhos.

Nesse bar especializado em vinhos nacionais, a garrafa da bebida custa 56 reais (para levar para casa, 47 reais). No site do Pão de Açúcar, é possível comprar o Casa Perini por 50,90 reais. No site Vinhos e Vinhos, seis garrafas saem por 217,50 reais.

Garrafa do espumante Casa Perini Moscatel
Garrafa do espumante Casa Perini Moscatel Divulgação/Veja SP

A lista é divulgada anualmente pela Associação Mundial de Escritores e Jornalistas de Vinhos & Destilados e se baseia nos resultados de concursos realizados no mundo todo.

Continua após a publicidade

Entram no mesmo ranking diferentes tipos de vinho — o primeiro lugar é um shiraz australiano (Taylors Jaraman Shiraz 2014) e o terceiro lugar, um jerez (Noé Pedro Ximénez Muy Viejo V.O.R.S.).

Da turma brasileira, entraram no top 150 apenas espumantes, todos do Sul. Segue a relação: Garibaldi Chardonnay Brut (14º), Garibaldi Espumante Moscatel (32º), Aurora Marcus James Brut (41º), Garibaldi Prosecco Brut (43º),  Ponto Nero Brut (65º), Aurora Moscatel Branco (83º), Zanotto Moscatel (117º), Zanotto Brut (127º) e Peterlongo Privillege Brut Rosé (144º).

Confira os cinco primeiros colocados da lista:

1. Taylors Jaraman Shiraz 2014
2. Taylors St Andrews Single Vineyard Release Shiraz Clare Valley 2013
3. Noe Pedro Ximenez V.O.R.S.
4. Taylors St Andrews Single Vineyard Release Shiraz Clare Valley
5. Casa Perini Moscatel

Tem alguma dica etílica? Comente abaixo ou mande uma mensagem (saulo.yassuda@gmail.com). Siga as novidades do blog no Instagram (@sauloyassuda).

Continua após a publicidade
Publicidade