Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Cozinha do Lorençato convida Manoel Beato

O sommelier do restaurante Fasano, o número 1 de São Paulo, revela todos os segredos do mundo do vinho. E de uma maneira descomplicada

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 out 2019, 19h04 - Publicado em 27 set 2019, 12h50
(Arnaldo Lorençato/Veja SP)

Um brinde! Em seu 16º episódio, o Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, tem o prazer de receber o sommelier Manoel Beato, do restaurante Fasano. Num etílico papo regado por um branco e tinto de uma região produtora praticamente desconhecida no Brasil, a República da Georgia, o especialista fala tudo sobre o universo do vinho. Descreve outras regiões vinícolas e dá dicas preciosas de como apreciar a bebida.

Nosso papo também toca em assuntos mais delicados. Vai desde alcoolismo que pode afetar a vida de profissionais que trabalham com bebida a “bola” oferecida aos sommeliers para trabalhar com o catálogo de importadoras.

Beato: 14.000 garrafas provadas a cada ano (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

Também deixa claro qual o papel do desse profissional. “Gosto de servir. Sommelier não é um expert em vinhos. É o responsável pelo serviço de vinhos”, enfatiza. E destaca o crescente número de mulheres no ramo, antes dominado por homens.

Como trabalha no melhor restaurante italiano do país, deixa claro que muitos clientes vão em busca de qualidade preços. “As pessoas acham que no Fasano temos somente vinhos caríssimos. Um engano. Os preços são a partir de 120 reais”, explica.

Beato também revela o valor da garrafa mais cara que provou. Quer saber esse preço e muito mais sobre vinho? o play no YouTube, no Spotify, no Deezer ou aqui:

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.