Avatar do usuário logado
Usuário

6 carbonaras para provar no dia mundial do molho italiano

Conheça restaurantes que servem algumas das melhores versões da massa banhada pela mistura de gemas, pimenta-do-reino e pancetta

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 6 abr 2026, 11h09 | Atualizado em 8 abr 2026, 06h20
D'Heaven: espaguete à carbonara (passo a passo)
D'Heaven: gema caipira crua (Ligia Skowronski/Veja SP)
Continua após publicidade
  • Há muitas lendas em torno do carbonara, molho nascido em Roma e apreciado mundo afora. Mais recentemente, surgiu a teoria de que a mistura de gemas, queijo pecorino romano, pimenta-do-reino e guanciale teria sido inventada durante a Segunda Guerra Mundial.

    Era preparada por moradores da capital italiana para saciar o apetite dos soldados estadunidenses e levaria bacon originalmente, que leva a barriga de porco e tem o sabor mais intenso da defumação do que o guanciale ou a pancetta, ambas charcutarias curadas, uma da bochecha e a outra, da barriga suína.

    O importante é que resulte em um molho cremosíssimo para envolver massas secas como espaguete, o rigatoni ou meio maniche, como em Roma. Claro, há outras variações, como o fusilli.

    O carbonora ficou tão famoso que ganhou até um dia mundial para chamar de seu: 6 de abril.

    Confira seis endereços para saborear alguns dos melhores carbonaras da cidade:

    Bottega Bernaca

    Na rede de restaurantes com cozinha supervisionada pelo chef espanhol Gerard Barberan, o espaguete vem com um mix sedoso de gema de ovo caipira, guanciale, queijo Pecorino e pimenta-do-reino. Custa 88 reais.

    Continua após a publicidade

    D’Heaven

    A chef carioca Heaven Delhaye faz dessa massa um acontecimento. O espaguete é preparado no salão, diante dos olhos da clientela. Começa com um queijo parmesão sendo maçaricado e termina com a adição de uma gema. Custa 96 reais.

    Donna

    Craque no assunto, o chef André Mifano prefere um fusilloni IGP para fazer o carbonara. Ele usa gema caipira, pancetta e queijo pecorino romano como manda a tradição. Também não esquece de adicionar pimenta-do-reino moída na hora. Custa 105 reais.

    Piccini Cucina

    A casa localizada em frente ao Hotel Fasano, nos Jardins, também vai de espaguete. Montado como uma torre banhada pela combinação de gema caipira, guanciale, queijo pecorino, ganha um reforço à mesa. Ao ser servido, o prato recebe uma gema crua extra, que cozinha naturalmente pelo calor dos demais ingredientes. Custa 124 reais.

    Trattoria Fasano

    A casa do Grupo Fasano se dedica a receitas da Itália Meridional e tem cozinha comandada pelo chef Sérgio Celestino. Ele faz sugestões como o espaguete a carbonara dentro da tradição, com o quarteto: gemas, guanciale, queijo pecorino e pimenta-do-reino, esta moída na hora. Custa 125 reais.

    Continua após a publicidade

    Vinheria Percussi

    A chef Silvia Percussi vai de tonnarelli, espécie de espaguete achatado muito querido pelos romanos. De resultado cremoso, o carbonara leva ovo caipira, guanciale e queijo de ovelha pecorino. Na finalização, recebe pimenta-do-reino moída na hora. Custa 80 reais.

    BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

    IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

    ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

     

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de R$ 39,99/mês