Comer & Beber 2022: Thiago Vinícius recebe o título de causa social
À frente da Agência Solano Trindade e do restaurante Organicamente Rango, o empreendedor distribui 800 marmitas semanalmente para 200 famílias
Um dos mais robustos projetos de auxílio para pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar da capital é promovido pela Agência Popular Solano Trindade.
De segunda a sexta, a organização social destina quatro marmitas para 200 famílias da região de Campo Limpo e, por vezes, até da vizinha Taboão da Serra e de outros municípios da Grande São Paulo. Ou seja, são 800 quentinhas diárias preparadas apenas com hortaliças, muitas delas orgânicas, adquiridas diretamente da roça, mais arroz, feijão e óleo comprados em empórios do bairro. “Podemos pagar até um pouco mais caro nesses mercadinhos, mas estamos criando uma onda de prosperidade na nossa quebrada”, explica Thiago Vinícius de Paula da Silva, 33, o nome à frente da Solano Trindade.
+ Comer & Beber 2022: conheça todos os premiados da edição
A iniciativa de distribuir os pratos prontos começou logo no início da pandemia. Eram 100 marmitas por dia. Esse número multiplicou por oito quando Thiago foi selecionado para receber suporte financeiro da fundação inglesa Family Caring Foundation, no fim de 2021. Desde então, foram atendidas mais de vinte comunidades e, até o fim deste ano, Silva calcula que terá entregado 150 000 marmitas.
Além da comida vegetariana diária, a meta é entregar até o fim do ano 6 000 feijoadas, das quais 3 000 já chegaram a seus destinatários em cinco localidades. Esse é o desdobramento de um trabalho iniciado em 2009 de fomento de economia criativa e apoio aos empreendedores da periferia, assim como de acesso à cultura com o Festival Percurso, realizado desde 2014 gratuitamente na Praça do Campo Limpo, com shows de nomes como Racionais MC’s, MV Bill, BaianaSystem e Seu Jorge.
+ Saiba quais foram os endereços favoritos dos leitores
Foi só em 2017 que a agência tomou a forma atual, quando foi alugada a residência onde está até hoje. Modificada com o passar do tempo, suas salas funcionam como coworking e uma loja de vegetais orgânicos foi instalada na garagem — hoje, encontra-se em um armazém ali pertinho. Em 2019, o antigo quintal foi transformado no restaurante Organicamente Rango. “Erguemos um salão com bioconstrução, tudo feito de bambus e telhas de tubo de pasta de dente e caixa de leite. Implementamos ações de sustentabilidade, como a captação da chuva usada na nossa horta”, conta.
As receitas servidas são da Tia Nice, a mãe de Thiago. “Ela representa todas as mulheres pretas da periferia no lugar de chef”, enfatiza o filho. Com o segundo grau completo, e, como costuma brincar, “tenho MBA na arte de ‘se’ virar, a sevirologia”, é um multiplicador e consegue enxergar onde as pessoas não veem. Por sua ação de inclusão pela alimentação, Thiago Vinícius de Paula da Silva recebe o prêmio Causa Social.
Leia aqui a resenha sobre o Organicamente Rango.
+ Conheça os melhores restaurantes
+ Consulte os bares campeões
+ Veja os premiados em comidinhas
+ Os melhores endereços bons e baratos
Publicado em VEJA São Paulo de 9 de novembro de 2022, edição nº 2814
+Assine a Vejinha a partir de 9,90.
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma