Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Comer & Beber 2022: Thiago Vinícius recebe o título de causa social

À frente da Agência Solano Trindade e do restaurante Organicamente Rango, o empreendedor distribui 800 marmitas semanalmente para 200 famílias

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 nov 2022, 23h37 - Publicado em 3 nov 2022, 22h38

Um dos mais robustos projetos de auxílio para pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar da capital é promovido pela Agência Popular Solano Trindade.

De segunda a sexta, a organização social destina quatro marmitas para 200 famílias da região de Campo Limpo e, por vezes, até da vizinha Taboão da Serra e de outros municípios da Grande São Paulo. Ou seja, são 800 quentinhas diárias preparadas apenas com hortaliças, muitas delas orgânicas, adquiridas diretamente da roça, mais arroz, feijão e óleo comprados em empórios do bairro. “Podemos pagar até um pouco mais caro nesses mercadinhos, mas estamos criando uma onda de prosperidade na nossa quebrada”, explica Thiago Vinícius de Paula da Silva, 33, o nome à frente da Solano Trindade.

+ Comer & Beber 2022: conheça todos os premiados da edição

A iniciativa de distribuir os pratos prontos começou logo no início da pandemia. Eram 100 marmitas por dia. Esse número multiplicou por oito quando Thiago foi selecionado para receber suporte financeiro da fundação inglesa Family Caring Foundation, no fim de 2021. Desde então, foram atendidas mais de vinte comunidades e, até o fim deste ano, Silva calcula que terá entregado 150 000 marmitas.

Além da comida vegetariana diária, a meta é entregar até o fim do ano 6 000 feijoadas, das quais 3 000 já chegaram a seus destinatários em cinco localidades. Esse é o desdobramento de um trabalho iniciado em 2009 de fomento de economia criativa e apoio aos empreendedores da periferia, assim como de acesso à cultura com o Festival Percurso, realizado desde 2014 gratuitamente na Praça do Campo Limpo, com shows de nomes como Racionais MC’s, MV Bill, BaianaSystem e Seu Jorge.

+ Saiba quais foram os endereços favoritos dos leitores

Foi só em 2017 que a agência tomou a forma atual, quando foi alugada a residência onde está até hoje. Modificada com o passar do tempo, suas salas funcionam como coworking e uma loja de vegetais orgânicos foi instalada na garagem — hoje, encontra-se em um armazém ali pertinho. Em 2019, o antigo quintal foi transformado no restaurante Organicamente Rango. “Erguemos um salão com bioconstrução, tudo feito de bambus e telhas de tubo de pasta de dente e caixa de leite. Implementamos ações de sustentabilidade, como a captação da chuva usada na nossa horta”, conta.

Continua após a publicidade

As receitas servidas são da Tia Nice, a mãe de Thiago. “Ela representa todas as mulheres pretas da periferia no lugar de chef”, enfatiza o filho. Com o segundo grau completo, e, como costuma brincar, “tenho MBA na arte de ‘se’ virar, a sevirologia”, é um multiplicador e consegue enxergar onde as pessoas não veem. Por sua ação de inclusão pela alimentação, Thiago Vinícius de Paula da Silva recebe o prêmio Causa Social.

Leia aqui a resenha sobre o Organicamente Rango.

+ Conheça os melhores restaurantes

+ Consulte os bares campeões 

+ Veja os premiados em comidinhas

+ Os melhores endereços bons e baratos

Publicado em VEJA São Paulo de 9 de novembro de 2022, edição nº 2814

+Assine a Vejinha a partir de 9,90. 

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:

Facebook: Arnaldo Lorençato

Continua após a publicidade

Instagram: @alorencato

Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.