Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Serafina fecha dois restaurantes na cidade

Nascida em Nova York, a rede de cozinha italiana mantém apenas o endereço dos Jardins em operação na capital

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h07 - Publicado em 5 fev 2021, 17h31
Serafina Itaim fachada
Fachada da casa do Itaim Bibi: encerramento das atividades (Gladstone Campos/RealPhotos/Divulgação)
Continua após publicidade

Por Saulo Yassuda

Nesta semana, contamos sobre  o encerramento de dois restaurantes paulistanos: o Micaela (leia aqui) e o Mandioca Cozinha, que funciona só até o dia 14 (leia aqui). Agora, mais uma notícia triste. O italiano Serafina perdeu duas de suas unidades na cidade. Restou apenas a pioneira, na Alameda Lorena, no Jardim Paulista.

Varanda da matriz: para ficar de olho na Alameda Lorena
Varanda da unidade dos Jardins: a única em funcionamento (Divulgação/Divulgação)

Fundada em 1995 em Nova York pelos italianos Vittorio Assaf e Fabio Granato, a rede ganhou sua primeira filial fora dos Estados Unidos onze anos atrás, justamente em São Paulo, nos Jardins, com sócios locais. Hoje, há endereços em Emirados Árabes, Índia, Japão… Desde a abertura, a casa do Jardim Paulista se mostra um um sucesso de público, com seu mix de badalação e menu italiano sem complicação, com focaccias, pizzas massas.

Dali, partiu para as a abertura de mais filiais na capital. A do Itaim Bibi, na Rua Pedroso Alvarenga, 1051, apareceu em 2012, e a da Vila Olímpia, no Complexo JK, contíguo ao Shopping JK Iguatemi, nasceu em 2016.

Continua após a publicidade

Esta unidade mais recente foi a primeira a encerrar as atividades, em abril. Como ficava em um prédio repleto de escritórios e com um teatro, dependia dessa circulação de gente para sobreviver. Com a pandemia, grande boa parte desse público desapareceu.

A filial do Itaim Bibi anunciou o fim da operação na última segunda (1º), com direito a postagem no Instagram da marca. “Não conseguimos driblar a Covid-19 e todas as consequências que esse acontecimento tem trazido a todos os estabelecimentos da área de gastronomia”, diz o comunicado.

View this post on Instagram

A post shared by Serafina Brasil (@serafinabrasil)

Parte dos clientes também vinha de edifícios comerciais, já que a unidade se situava perto da Avenida Brigadeiro Faria Lima. Com negociações com o dono do imóvel durante a quarentena, os sócios conseguiram segurar essa operação por mais alguns meses. Mas não foi o suficiente, e a última focaccia foi servida no domingo (31).

Continua após a publicidade

Para os fãs do Serafina, o importante é que a matriz no Jardim Paulista (além de uma filial em Cuiabá) continua a abrir os salões e a convidativa varanda para servir pratos como o farfalle ao limoncello com camarão e limão-siciliano (74 reais), também disponível por delivery.

Serafina
Alameda Lorena, 1705, Jardim Paulista, tel. 3081-3702.

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.