Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mesa-redonda com Murakami e Shin Koike na Bienal do Livro

Estarei na Bienal Internacional do Livro em duas oportunidades, ambas no evento Cozinhando com Palavras. Serei mediador de duas mesas sobre gastronomia. A primeira delas é amanhã, às 20h, e traz como tema “Os virtuosos da cozinha japonesa”. Falarei um pouco da história dos restaurantes japoneses na cidade de São Paulo, tema do extenso capítulo-apresentação […]

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 27 fev 2017, 12h12 - Publicado em 13 ago 2012, 20h44

Estarei na Bienal Internacional do Livro em duas oportunidades, ambas no evento Cozinhando com Palavras. Serei mediador de duas mesas sobre gastronomia.

A primeira delas é amanhã, às 20h, e traz como tema “Os virtuosos da cozinha japonesa”.

Falarei um pouco da história dos restaurantes japoneses na cidade de São Paulo, tema do extenso capítulo-apresentação que fiz para o livro “Moderna Cozinha Japonesa: Comida, Poder e Identidade Nacional”, de Katarzyna J. Cwiertka. Também descreverei como o paulistano se afeiçoou a essa culinária do Extremo Oriente, como os restaurantes dessa especialidade se tornaram populares e como o sushi se tornou tão popular que chegou às churrascarias-rodízios.

Murakami e Koike: encontro para discutir a culinária japonesa (Fotos: Zé Amaral/ Mario Rodrigues)

Terei ao meu lado os chefs Tsuyoshi Murakami, do Kinoshita, e Shin Koike, do Aizomê.

Murakami, que acaba de lançar o livro “Kinoshita e o jazz de Murakami”, contará sua experiência na culinária desde a chegada no Brasil ainda garoto e profissionalização no Japão e em outros países.

Ainda no prelo para ser lançado pela Editora Melhoramentos, “A cor do sabor: a culinária afetiva de Shin Koike” será  o tema de Shin, que promove uma fusão entre Ocidente e Oriente no menu de seu restaurante.

Minha próxima participação, conto em novo post.

22ª Bienal Internacional do Livro. O evento Cozinhando com Palavras é gratuito, mas o ingresso para a Bienal custa R$12,00. Terça (14), 20h.

Continua após a publicidade

Publicidade