Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

MasterChef Profissionais: produtores e um peixe dificultam a semifinal

A última edição do MasterChef pode ser chamada de edição-testosterona. Instalado no mezanino, o “reizinho” Marcelo pôde exercer toda a sua misoginia contra Dayse. Ele só esqueceu que estava em público, num programa recorde de audiência e trend topic do Twitter. + Minha avaliação dos restaurantes de eliminados do MasterChef Profissionais Muito à vontade, fez […]

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 25 fev 2017, 20h45 - Publicado em 6 dez 2016, 16h31
MasterChefe_ep10_todos

Ana Paula com os produtores: ingredientes direto da roça (Fotos: Carlos Reinis/Band)

A última edição do MasterChef pode ser chamada de edição-testosterona. Instalado no mezanino, o “reizinho” Marcelo pôde exercer toda a sua misoginia contra Dayse. Ele só esqueceu que estava em público, num programa recorde de audiência e trend topic do Twitter.

+ Minha avaliação dos restaurantes de eliminados do MasterChef Profissionais

Muito à vontade, fez feio. Imagine que, no século XXI, avançamos muito pouco em relação ao respeito às mulheres, e alguns, como Marcelo, ainda acreditam que elas são seres inferiores quando estão em uma competição. Afinal, ele menosprezou o trabalho da rival o tempo todo. Nada do que ela fez poderia dar certo.

+ Minha avaliação dos restaurantes dos MasterJurados

Como se estivesse em contato com o além, Marcelo ficava maldizendo: “Sai Dayse”. Paro de repetir os comentários feitos por ele para não ser deselegante. Até os votos dos jurados o “reizinho” contestou. Quando Jacquin avaliou positivamente a criação de Dayse, Marcelo deixou escapar: “Palhaçada!”. Não satisfeito com o resultado, o arrogante precisou provar o prato para saber que a colega acertou. Teve pelo menos a humildade de reconhecer que estava bom.

Ótimo cozinheiro, Ivo Lopes perdeu para o colega Dário na avaliação precisa dos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia, JamileAdmiral’s Place e Cão Véio) e Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife). Seu maior descuido pareceu ter sido a apresentação do prato. Para alguém com tanto tempo de carreira, faltou harmonia na composição. Foi o episódio em que aquele que tinha todos os recursos para ser finalista disse adeus.

O “reizinho” Marcelo: oposição direta a Dayse

No programa desta noite (6), o estúdio será invadido por um batalhão de produtores. Eles trazem suas matérias-primas para que o trio finalista elabore pratos com elas. É um desfile de ovos de galinha e de pata, carne bovina supermaturada ou dry aged, galinha-d’angola com penas, ervas e verduras frescas orgânicas, cenouras e batatas variadas, queijos de minas e de cabra, frutas vermelhas. Tem candidato que se enrola e demora 10 minutos para escolher que receita fará. Isso pesará bastante na contagem do tempo. Ana Paula Padrão dirá.

+ MasterChef: afinal, os participantes cozinham bem?

Continua após a publicidade

A segunda prova da noite será uma espinha na garganta dos participantes. Eles deverão fazer um coulibiac, antigo prato de origem russa. Como se diz no programa, é uma “proteína” que deve ser envolta em massa e assada. Pode ser uma ave ou um peixe, por exemplo. Nesse caso, optou-se por um salmão. Na França, o coulibiac é muito apreciado e grafado como koulibiac. Das três horas de prova, a maior dificuldade será preparar a massa folhada corretamente.

Quem sobreviverá?

Caderno de receitas:
+ Bolinho de bacalhau, do chef Vítor Sobral
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Tiramisu original. É  bico!
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter e pelo Instagram.

Conheça os participantes e escolha para quem vai torcer:

#gallery-2 {
margin: auto;
}
#gallery-2 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-2 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-2 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Continua após a publicidade

Publicidade