Avatar do usuário logado
Usuário
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

MasterChef 4: bastidores e tudo sobre a nova temporada

Duas mulheres disputam mais uma vez o título e Michele leva a melhor; sabia mais sobre a competição com profissionais

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 29 ago 2017, 17h50 | Atualizado em 20 jan 2022, 14h27
Masterchef4_celular Michele
 (Carlos Reinis/Band/Veja SP)
Continua após publicidade

Ela corria por fora e parecia ter poucas chances de chegar. Não é que a catarinense Michele foi derrubando um a um de seus adversários e levou o troféu de MasterChef Brasil? Se fosse num derby, ela seria considerada uma azarona, aquele cavalo em que ninguém aposta, mas leva e com vantagem. É a antítese da falta de sorte.

Vencer uma oponente como Deborah na final não foi pouco. Tive a oportunidade de provar os pratos das duas quando havia ainda quatro concorrentes. Seguramente, a receita da rival era mais refinada do que a dela. Enquanto Michele apresentou uma massa com múltiplos ingredientes – era um ravióli com massa de cacau recheado de camarão, molho bisque e espuma de manga – para mim, a manga sobrou.

Masterchef4_Final_Michele Crispim
A comemoração da nova MasterChef: superação de dificuldades triviais como não saber passar café (Carlos Reinis/Band/Veja SP)

Deborah fez aquele que seria o melhor prato, uma massa fresca ao pesto com mollica, a farofinha de pão que substituiu o queijo em receitas do mar. Sim, porque o complemento era uma lagosta que seria muito apetitosa se não estivesse crua. Afinal, aquele era um prato italiano e não uma receita crua japonesa.

Nesse episódio, não tenho dúvidas de que Valter foi o melhor. Como se trata de um cara firme e decidido, que pouco se abala, acreditei que fosse vê-lo na final.

Continua após a publicidade

Mas esse é um game de cozinheiros que expõem seu talento diante de câmera e sob intensa pressão. Tudo pode acontecer no estúdio. Além de Michele ter crescido muito ao longo da temporada, sua grande virtude foi manter-se estável, calma. Conseguiu assim seu passaporte para a vitória. Quanto ao fato de ser brasileira e não saber passar um café pode soar estranho, já entrou para o folclore do MasterChef. Mas certamente não é obrigação nem crime.

Masterchef4_final_Michele e jurados
O troféu é dela: a ganhadora ao lado dos jurados Jacquin, Paola e Fogaça (Carlos Reinis/Band/Veja SP)

Ana Paula Padrão e os bastidores do MasterChef

Hoje, Ana Paula Padrão revela detalhes dos bastidores do MasterChef e porque as pessoas amam tanto o programa. A ideia brotou quando estavam gravando a primeira temporada de MasterChef Profissionais. Por isso, o backstage será mostrado particularmente com os chefs nada amadores. “Foi quando começamos a abrir as câmeras para cobrir os bastidores, me contou a jornalista-apresentadora.

Continua após a publicidade
Ana_Paula_Padrao_MasterChef
Ana Paula: bastidores revelados (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Os fãs do programa poderão ver a montagem dos estúdios, como chegam os insumos e como é feita sua distribuição, o trabalho dos culinaristas, a atuação do diretor de elenco, a montagem da estrutura de uma externa, a quantidade de refletores e outros equipamentos, os responsáveis pela escolha dos figurinos, quem respondem pela maquiagem e, claro, a participação nas redes sociais, em especial no Twitter. Serão vistos ainda os camarins dos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal GastronomiaJamileAdmiral’s Place e Cão Véio), além da própria Ana Paula.

Também estarão lá histórias de ex-participantes como Izabel e Raul e as Cenouritas, a Ivana e a Sophia, do MasterChef Júnior, que mantêm um canal no Youtube. Padrão entrevista ainda o polêmico segundo colocado Marcelo Zaidan Verde da temporada profissional, assim como a vencedora Dayse Paparoto.

Continua após a publicidade

Semana que vem, estreia a nova edição de MasterChef Profissionais, que terá catorze episódios, três a mais do que a temporada anterior.

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter e seguir minhas postagens no Instagram.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Círculo dos Antiquários: Luiz Louro, Christian Heymès, Paulo Kfouri, Silvia Souza Aranha e Ruth GriecoNathalia Paulino, CEO Maison Aura
Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de R$ 39,99/mês