Kotori é o novo endereço gastronômico do chef Thiago Bañares
O sócio do Tan Tan abre uma casa de cozinha japonesa dedicada aos espetinhos de frango
Por Saulo Yassuda
Em japonês, Kotori significa passarinho. E é, também, um nome próprio feminino. No vocabulário do chef Thiago Bañares, do bar asiático Tan Tan, o substantivo é a alcunha de seu novo endereço gastronômico, que promete abrir na segunda da próxima semana (22).
A estrela do cardápio do Kotori é o frango. Diferentes cortes da ave, que faz parte de uma linha orgânica de um grande frigorífico, serão colocados no espetinho — de bambu, desenhado para o estabelecimento — e grelhados na churrasqueira de 1,80 metro de comprimento, feita de inox e tijolo refratário trazido do Japão, alimentada a carvão.
Passarão pela brasa opções como sassami (filezinho de peito), asa e pele, salpicados de sal. Espetos de sobrecoxa com cebolinha, de fígado e de tsukune, que lembra uma almôndega, serão lambuzados de molho adocicado tarê. Essas pedidas, além de outras vegetarianas, virão com um tempero à parte, como uma fatia de limão ou missô escuro.
“Farei uma culinária tradicional nesta casa de yakitori”, crava o chef. O menu acolhe, ainda, petiscos como o karaage de galeto e o dumpling de frango. Algumas dessas opções valem como acompanhamento, caso do cogumelo enoki ao molho de manteiga e shoyu. “O tíquete médio deve ser de R$ 110,00 por pessoa”, calcula Bañares.
Com móveis feitos de madeira pinus, o salão comprido terá capacidade para mais de oitenta lugares, mas vai acomodar, a princípio, 58. Logo à direita de quem entra, o balcão do bar, que poderá funcionar como espera, expedirá drinques, entre os quais os haiboru, ou highballs, misturas leves e de menor teor alcoólico com fórmulas criadas pelo bartender Alex Mesquita. É esperar para ver.
Kotori
Rua Cônego Eugênio Leite, 639, Pinheiros, tel. 3891-0043. Tem acessibilidade para cadeirante.
Das 18h às 22h (fecha dom.).
+ Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais
Caderno de receitas: + Fettuccine alfredo como se faz em Roma